RESENDE
Com o objetivo de atender os turistas oriundos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 60 quilômetros do Centro do município, poderá ter um Centro de Informações Turísticas. A sugestão foi feita pelo o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) a Prefeitura de Resende.
Segundo Reginaldo, o estudo de viabilidade visa a construção de um Centro de Informações Turísticas no Distrito de Engenheiro Passos, para atender tanto os turistas que chegam do estado do Rio de Janeiro pela Rodovia Presidente Dutra, oriundos do Estado de São Paulo quanto aqueles que chegam pela BR-354, do Estado de Minas Gerais. Ele lembra que devido a localização estratégica do distrito de Engenheiro Passos, que é a porta de entrada para três estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, recebe um grande fluxo de visitantes, mas carece de infraestrutura turística adequada. “A criação de um Centro de Informações Turísticas, equipado com toda infraestrutura adequada, seria essencial para acolher e orientar os turistas, oferecendo-lhes informações sobre as atrações regionais, atividades gastronômicas e culturais. O espaço pode incluir vídeos explicativos sobre a região, folhetos informativos, além de oferecer serviços básicos como café e água”, disse o vereador. O parlamentar ainda explica que agentes de turismo bilíngues (em inglês e espanhol) garantiriam um atendimento de qualidade, aumentando o potencial turístico da região e promovendo o desenvolvimento econômico local.
Reginaldo ressalta que por Engenheiro Passos possuir um número expressivo de produtores e artesãos, o Poder Executivo poderia aproveitar o local para expor seus trabalhos e produtos, atraindo os turistas que visitam a região e transitam com frequência pelas rodovias BR 354 e BR 116. “O Centro Turístico poderia servir ainda como ponto de apoio e de divulgação dos hotéis, pousadas e pontos turísticos da Região das Agulhas Negras, além de ser uma fonte para geração de empregos, valorizando a mão de obra do distrito”, complementa.
NÚCLEO DO CONFIAR
O vereador Reginaldo Engenheiro Passos reiterou o pedido feito ao prefeito Diogo Balieiro Diniz para a criação de um núcleo do Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Fundação Confiar) no distrito de Engenheiro Passos. “A distância diária de ida e volta, desmotiva a presença dos alunos nas atividades oferecidas, proporcionando aos mesmos uma desvantagem para quem mora mais próximo ao local. Sabemos que os alunos nessa idade teriam um ganho muito grande se esse programa fosse para o distrito, pois o que é proposto aos alunos faz a maior diferença na vida e na carreira dos alunos”, justificou o vereador.