>

Diogo faz um balanço de seu governo em quase oito anos à frente da prefeitura

Prefeito faz uma análise das transformações que a “Princesinha do Vale” passou nos últimos anos

Por Cyntia Freitas
pÁgina 10.resende comemora.1.diogo.douglaspachecopmr

Neste domingo, dia 29, Resende comemora 223 anos de emancipação político- -administrativa. A cada ano que passa, a “Princesinha do Vale”, como é carinhosamente chamada, passa por transformações em diversos setores, incluindo economia, infraestrutura, saúde e educação. Neste processo, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo Cunha, que foram eleitos com 82,57% dos votos e estão em seu segundo mandato, têm desempenhado um papel na administração dos recursos públicos da cidade.

pÁgina 10.resende comemora.2.hospitalveterinÁrio.douglaspachecopmr

Resende conta com um Hospital Veterinário – Douglas Pacheco/PMR

Diogo, natural de Resende, formou-se em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2002 e se especializou em Oftalmologia no Hospital Pedro Ernesto, também da UERJ, onde fez sua residência. Ingressou na Prefeitura de Resende como médico oftalmologista por concurso, conquistando o primeiro lugar, e rapidamente se tornou diretor do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori.

pÁgina 10.resende comemora.3.estrada resende.douglaspachecopmr

Na área de infraestrutura a duplicação da Estrada Resende X Riachuelo – Douglas Pacheco/PMR

Em uma análise de quase oito anos de governo, Balieiro ressaltou que, em 2016, ele e o vice-prefeito Geraldinho foram eleitos com a proposta de implementar uma nova forma de gestão. “Ao assumirmos, em janeiro de 2017, encontramos uma gestão municipal com salários atrasados, dívidas, falta de insumos, e a Santa Casa literalmente caindo aos pedaços, enquanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estava fechada. Renegociamos dívidas, cortamos contratos e efetuamos pagamentos atrasados, para, em seguida, tirarmos do papel o que havíamos planejado”, explicou o chefe do Executivo. Após reorganizar a casa, a administração deu início a diversos projetos: “Começamos a trabalhar com empenho, dedicação e honestidade. Com uma boa gestão, Resende alcançou patamares antes inimagináveis, se destacando como uma das melhores cidades do país para viver e fazer negócios”, completa.

pÁgina 10.resende comemora.4.viaduto fazendadabarra.douglaspachecopmr

Ampliação do Viaduto da Fazenda da Barra III – Douglas Pacheco/PMR

Na área da saúde, Resende foi reconhecida no ranking Connected Smart Cities de 2019 como a 8ª melhor do país. A cidade também se destacou na educação, com merenda e uniformes de qualidade, e recebeu o Prêmio Nacional de Odontologia, entre outros reconhecimentos.

Resende se tornou pioneira com a primeira Farmácia Veterinária Pública do Brasil e o Hospital Municipal Veterinário 24 horas.

Na infraestrutura, várias obras foram realizadas. “Entregamos a duplicação da Estrada Resende x Riachuelo, instalamos iluminação em LED em toda a cidade e asfaltamos dezenas de ruas. A primeira fase do Ecoparque, no bairro Morada da Colina, já foi concluída. Também conseguimos um novo transporte público, com um contrato mais rigoroso e ônibus zero quilômetro. Temos consciência de que, apesar das melhorias, ainda enfrentamos desafios”, enumerou Diogo.

pÁgina 10.resende comemora.5.santa casa.divulgaÇÃopmr

Reforma da Santa Casa com aquisição de novos equipamentos – Douglas Pacheco/PMR

“Desde o início, nosso objetivo sempre foi tornar Resende uma cidade com qualidade de vida e serviços públicos para todos que a escolheram como lar. Oferecer saúde e educação de qualidade, além de transporte, emprego e renda, sempre foi prioridade. Transformamos a cidade em um polo de investimentos, destacando Resende como um dos 100 melhores municípios do Brasil para investir, segundo a Revista Exame, e um dos melhores destinos turísticos, com uma estrutura de saúde básica considerada uma das cinco melhores do estado”, afirmou.

pÁgina 10.resende comemora.6.centrodeimagens.douglaspachecopmr

Centro de Imagens de Resende – Douglas Pacheco/PMR

Dentre as obras realizadas, Diogo destacou a ampliação do viaduto da Fazenda da Barra III, aguardada há mais de 50 anos pelos moradores. A Santa Casa de Resende, que em 2016 estava em condições precárias, passou por uma reestruturação completa, incluindo a aquisição de novos equipamentos e a construção do Centro de Imagens, do novo setor de Saúde Mental e do primeiro Hospital de Olhos do Sul Fluminense.

pÁgina 10.resende comemora.7.hospitaldosolhos.carinarochapmr (2)

Inauguração do Hospital dos Olhos de Resende – Carina Rocha/PMR

A cidade também se tornou a primeira fora da capital a realizar cirurgias de endometriose por vídeo pelo SUS, com quase 30 unidades de saúde reformadas ou construídas, reforçando a estrutura de atendimento. O Centro Municipal de Educação Multidisciplinar Espaço dos Girassóis foi criado para atender pessoas com deficiências ocultas e autismo, e novos prédios estão sendo planejados para deficientes visuais e auditivos. No esporte, três centros esportivos foram inaugurados nos bairros Jardim Aliança, Centro e São Caetano, e um quarto está em construção no bairro Paraíso.

pÁgina 10.resende comemora.8.espaÇogirassÓis.carinarochapmr (2)

Centro Municipal de Educação Multidisciplinar Espaço dos Girassóis, para atendimento
de pessoas com deficiências ocultas e autismo – Carina Rocha/PMR

Na segurança pública, a construção da Central de Videomonitoramento, ao lado do Espaço dos Girassóis, faz parte do programa municipal intensificado em 2024. O projeto prevê a instalação de aproximadamente 500 câmeras pela cidade, integradas a um sistema de inteligência artificial para reconhecimento facial em locais estratégicos, incluindo áreas de grande movimentação.

pÁgina 10.resende comemora.9.hospitaldocÂncer.jfapmr (2)

Obras de construção ainda em andamento do Hospital do Câncer de Resende-JAF/PMR

Dentre as principais obras em andamento, destaca-se o Hospital do Câncer, que atenderá toda a região Sul Fluminense com tratamentos oncológicos, e a construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que facilitará a ligação entre todos os bairros da região das Barras e o Polo Industrial do município, melhorando a mobilidade urbana. Além disso, novas escolas e creches estão sendo construídas para ampliar a oferta de vagas educacionais.

pÁgina 10.resende comemora.10.quartaponte.carinarochapmr

Construção da quarta
Ponte de Resende sobre o rio Paraíba do Sul – Carina Rocha/PMR

LEGADO

Ao final de seus oito anos de governo, que se encerram no próximo dia 31 de dezembro, Diogo expressou a certeza de ter cumprido sua missão. “Sinto muito orgulho da história que escrevemos. Foram dois mandatos dedicados, nos quais recebi um carinho extraordinário da população. Sempre digo que, junto com o nascimento do meu filho Francisco, ser prefeito de

Resende é a minha maior alegria. Tive a oportunidade de ajudar a transformar a minha cidade, fazer grandes amizades e ser acolhido com muito carinho”, destaca.

Ele também mencionou que ainda há muito a ser feito. “Resende é um município em constante crescimento, que ganhou notoriedade e respeito em todo o país. Durante esses oito anos, procurei ouvir cada morador e oferecer suporte para que suas vozes fossem ouvidas e seus problemas solucionados”, comentou.

“O nosso maior legado foi, graças a uma nova política de trabalho sério, honestidade, dedicação e resultados, trazer de volta o orgulho de ser resendense. Orgulho de não precisar pagar plano de saúde ou escola particular, de ter um transporte público que funciona e serviços de qualidade, sem precisar de favores para ter acesso a eles”, finalizou.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos