BARRA MANSA
Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde promoveu um evento no Corredor Cultural alusivo ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado neste sábado, 19. Uma tenda foi montada no local e foi oferecido no espaço café da manhã, foram distribuídos kits de higiene oral e realizado atendimento clínico. A iniciativa é do Consultório na Rua e também participou a equipe do Programa de Tuberculose.
“Trabalhamos diariamente oferecendo os serviços de saúde para a população em situação de rua. Contamos com enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e educador social. Além do atendimento próprio, também realizamos marcação de consultas, exames e quando precisa acompanhamos o paciente até uma unidade de saúde”, explicou o coordenador do Consultório na Rua, André Lacerda.
Já a supervisora do Programa de Tuberculose, Hellen Martins, a população em situação de rua está no grupo de risco para a doença e, por isso, sempre fazem ações em conjunto. “Precisamos falar sobre a tuberculose e acima de tudo precisamos estar atentos aos sinais. Qualquer pessoa que sentir os sintomas pode procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame”, esclareceu Hellen.