>

Dia Nacional do Café é comemorado nesta sexta-feira

Por Franciele Aleixo

PINHEIRAL

Nesta sexta-feira, dia 24, é celebrado o Dia Nacional do Café. Os grãos são uma das principais commodities do mundo e é uma das bebidas mais consumidas em todo o planeta. No Brasil, o café é um produto de grande relevância econômica, e é um dos principais itens da pauta de exportação do país. A expectativa é que o consumo mundial, em 2024, seja de 177,0 milhões de sacas, já o mercado interno consumirá 22 milhões de sacas.

Com colheita já iniciada, os produtores brasileiros de café deverão colher 58,81 milhões de sacas beneficiadas na atual temporada. O resultado, se confirmado, representa o terceiro ano seguido de crescimento no volume total a ser colhido. Se comparado com o ano passado, a alta chega a 6,8%, e em relação a 2022, ano de bienalidade positiva, porém de baixas produtividades devido a condições climáticas adversas, incremento de 15,5%. Os dados estão no 2º Levantamento da Safra 2024 de Café, publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para celebrar a data, o Café Rei de Judá, com sede em Pinheiral há aproximadamente quatro anos, lança duas novidades: os clientes poderão adquirir grãos moídos na hora e o projeto ‘Conheça seu Café’.

Segundo a empresária e proprietária do Café Rei de Judá, Jane Paulina, atualmente o local comercializa café em embalagens a vácuo e embalagem almofada, trabalhando no ponto de torra média para escura. “A intenção com a moagem na hora é proporcionar ainda mais sabor, qualidade para nossos clientes. Moer na hora é proporcionar experiência, é sentir o aroma na hora, é a gastronomia afetiva, que quando você acaba de tomar seu café, o sentimento é de ‘quero mais’”, destacou Jane, acrescentando que a intenção é, futuramente, também fazer a torra dos grãos.

Já o projeto ‘Conheça seu café’, será iniciado a partir do dia 1º de junho e funcionará mediante agendamento feito pelo telefone (24) 9 9822 – 2324. “A intenção é mostrar todo o ciclo do café, desde a plantação, colheita, secagem, torra, moagem e o empacotamento. O objetivo é proporcionar a proximidade com nosso cliente, explicar os procedimentos, mostrar a qualidade do produto adquirido”, comenta.

Em Pinheiral o Rei de Judá, pode ser adquirido em sua sede localizada na Avenida Pinheiral n°744, bairro São Jorge e nos estabelecimentos: Padaria Big Pão, Padaria Estação do Pão, Hipermercearia Super Bom, Supermercado Opção de Ouro e Restaurante Rancho. Há também pontos de retirada em Volta Redonda e Barra Mansa, a compra é feita via WhatsApp e a retirada é combinada em pontos nesses municípios.

A marca foi a primeira a ser implantada em Pinheiral, os grãos são 100% arábico do sul de Minas Gerais. Os produtos comercializados pela marca são o café torrado e moído tradicional em embalagem almofada e a vácuo, cápsula de espresso clássico (compatível com máquina Nespresso), além do Drip coffee (café de bolso) de café tradicional

Colheita 2024 no Brasil

Para o café arábica, principal espécie colhida no Brasil, a expectativa é de uma safra de 42,11 milhões de sacas. O resultado é reflexo de aumento tanto de área em produção como de produtividade. Conforme o levantamento, nesta temporada verifica-se crescimento de 2,2% na área em produção e redução de 3,4% na área em formação. O desempenho das lavouras brasileiras está estimado em 27,7 sacas por hectare, aumento de 5,9% em relação à safra de 2023.  Em Minas Gerais, maior estado produtor de arábica, a safra está estimada em 29,84 milhões de sacas.

Após o recuo da exportação de café no Brasil nos últimos três anos, devido à forte queda da produção nacional em 2021 e à limitação da produção em 2022 e 2023, o cenário em 2024 se apresenta mais favorável à exportação que nos anos anteriores. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, as exportações registraram um crescimento de 46,5% no volume embarcado quando comparado com o mesmo período de 2023, chegando a 16,4 milhões de sacas de 60 quilos de café.

 

 

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos