Dia Livre de Impostos conscientiza população sobre alta carga tributária

Por Franciele Aleixo

BARRA MANSA

Em todo país é realizado hoje o Dia Livre de Impostos (DLI) onde os produtos e serviços são comercializados sem repassar o valor da tributação aos clientes. A ação faz parte do 17º Dia Livre de Impostos, realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país. Em alguns casos, os descontos chegaram a 70% do valor final do produto.

De acordo com a presidente da CDL Jovem Barra Mansa, Jéssica Reis, este é um dia de conscientização. “Apesar do preço ser o maior atrativo, a grande ideia é conscientizar a população sobre a alta carga tributária que pagamos em produtos, e do baixo retorno que temos como população. A ação não é contra o imposto, e sim contra a carga abusiva. O maior impacto é a gasolina, são 45% a mais no preço”, aponta. Jéssica, acrescentando que durante o evento foi realizada uma panfletagem explicando a ação.

Na ocasião, foram distribuídos 100 vouchers para carros, podendo abastecer com 20 litros, e 50 vouchers para motos, com direito a abastecimento de quatro litros, cada.

O mascote da campanha, o Impostossauro, esteve pelas ruas mostrando a importância de saberem quem é o ‘vilão’ que se aproveita da alta e complexa carga tributária.

O gerente geral da rede de postos, Júlio Miranda. Fala da oportunidade de participar do DLI. “Entendemos que esses eventos são grande oportunidade para mostrar de fato para a sociedade o que a alta carga tributária impacta no poder de compra e de consumo das pessoas. Não é um evento de desconto ou promoção, é o preço real.  É um dinheiro que poderia ser investido em outro setor. Ao chegar no posto, a população fica surpresa, com o valor dos impostos que é paga”, cita, informando que em média, 20 litros fazem, em média geral, cerca de 150km.

O primeiro motorista, o pastor Felipe Cotrim, chegou às três e meia da manhã. “Eu viajo bastante e com 20 litros  consumo em média 9 dias mas com esse novo valor sem tributo chegarei a duas semanas e meia. Uma oportunidade”, disse.

NÚMEROS

Com base em números levantados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a população trabalha em média 153 dias, ou seja, cinco meses, para pagar impostos. De acordo com o IBPT, o Brasil é o 14º país com maiores cargas tributárias do mundo e faz parte do grupo daqueles que mais arrecadam impostos.

Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º país que mais arrecada impostos no mundo. E na lista dos 30 países que mais arrecadam, o Brasil é o último no retorno desses impostos em benefícios para a população.

Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, as cagas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. Em remédios, são de 31 %, igual ao vestuário.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos