VOLTA REDONDA
Na próxima quinta-feira, dia 25, a Câmara de Dirigentes Lojistas vai promover mais uma edição do Dia Livre de Impostos, o DLI. Por mais um ano, a ação acontecerá no Sider Shopping, das 9 às 22 horas e Shopping 33, das 9 às 18h30min.
Coordenada pela CDL Jovem, a iniciativa tem por objetivo mostrar tanto para os lojistas quanto para os consumidores, quanto seria o valor de determinados produtos sem os tributos. Em alguns itens, essa tributação pode chegar a 40%.
O DLI visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária praticada no país, uma das mais altas do mundo. O famoso mascote da campanha, o ‘Impostossauro’, que representa o ‘bicho-papão’ dos impostos, também estará presente, para marcar esse protesto na cidade.
A ação não oferece descontos e nem é uma liquidação, conforme explica, o presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Lucas Ribeiro. “Neste dia, o lojista retira o valor do imposto do produto definido por ele para mostrar a diferença ao consumidor, mas ele paga esse tributo. Por exemplo: se um item custa R$ 100e o imposto total representa 30%, o consumidor vai pagar R$ 70, mas o lojista ou prestador de serviço vai pagar o que deve ao fisco”, comentou.
A ideia é que as pessoas entendam que se torna cada vez mais urgente no país uma reforma tributária, para que a economia possa crescer de forma mais acelerada. “Tanto imposto ainda é um grande entreve à geração de emprego e renda, porque as empresas acabam direcionando boa parte do valor do produto para pagar impostos e o consumidor final também sente isso no bolso. Por isso, desde a criação do DLI, estamos sempre apoiando. As lojas vão ter etiquetas (tags) mostrando quanto custa com e sem impostos e explicar ao cliente essa diferença no valor dos produtos”, afirmou Lucas.
Os diretores da CDL Jovem de Volta Redonda também estarão nos locais das ações, visando conversar com lojistas e consumidores para reforçar a importância de se combater essas altas cargas tributárias. “O DLI este ano será realizado no dia 25 de maio, porque simboliza a quantidade de dias que trabalhamos, seja como comerciantes ou trabalhadores de uma forma geral, só para pagar impostos. Ou seja, praticamente a arrecadação fiscal representa cinco meses do ano sobre tudo que produzimos”, disse Lucas.
Patrícia Macedo, coordenadora de Marketing do Sider Shopping, reforçou que no Brasil, como a maioria já tem conhecimento, a carga tributária é alta, mas, em geral, as pessoas não se dão conta de quanto de imposto realmente pagam. “O objetivo desta parceria do Sider Shopping com a CDL de Volta Redonda para o Dia Livre de Impostos é justamente mostrar esses valores para nossos clientes e como isso impacta na vida dos lojistas e do próprio consumidor. Com a ação, conseguimos unir as duas pontas, tanto o comerciante, que sofre com os custos para levar o produto ao consumidor, quanto o próprio cliente, que é penalizado pelos altos impostos e paga por isso no preço final do produto. Nossa principal intenção com esse dia é nos unir em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo”, explica Patrícia, acrescentando que essa é uma ação que serve para despertar em todos os cidadãos a importância de se informar e procurar meios de mudar o cenário.