VOLTA REDONDA
A exemplo de outras cidades brasileiras, Volta Redonda estará participando nesta quinta-feira, dia 6, do Dia Livre de Imposto (DLI). A ação é em protesto contra a alta carga tributária e vai contar com a participação de mais de 100 mil lojas de todo o país, em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de dois milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.
Lojistas vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. E este ano, o Sider Shopping estará, mais uma vez, aderindo a ação e os lojistas irão proporcionar aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos com descontos significativos, refletindo o valor sem a adição dos impostos. Para os organizadores, é uma chance única para os clientes aproveitarem preços especiais e, ao mesmo tempo, refletirem sobre o impacto dos tributos em seu poder de compra. “A participação do Sider Shopping no Dia Livre de Imposto é uma demonstração do nosso compromisso em apoiar ações que promovam a conscientização sobre a carga tributária e incentivem o consumo consciente”, disse a coordenadora de marketing do Sider, Patrícia Macedo.
EVENTO REALIZADO PELA CDL JOVEM
Vale lembrar, que este evento, realizado simultaneamente em todo o Brasil pela CDL Jovem, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país, oferecendo produtos e serviços sem a incidência de impostos. A ação conta ainda com o apoio da Diretoria Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR). Os consumidores vão poder comprar produtos sem pagar os impostos referentes a cada item, que serão retirados pelos comerciantes que aderirem à campanha, em protesto à alta carga tributária vigente no país, que impacta em sua rotina diária e no seu poder compra. A etiqueta nos produtos vai mostrar quanto custa com os impostos e o valor sem.
O vice-presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Robert Wagner Souza, disse que a cidade tem aderido à campanha, porque a revisão da carga tributária no país é urgente. “Visto que somos uma das populações que mais pagam impostos no mundo. Todo ano, a data do DLI cai em dias diferentes, porque representa o número de dias que trabalhamos no ano só para pagar impostos, ou seja, quase seis meses do nosso dinheiro praticamente foi destinado a tributos”, destacou Robert, ressaltado que está coordenando a ação na cidade. Lembrou ainda que, o comerciante vai pagar o imposto, menos o consumidor, porque é uma forma de tenta conscientizar a todos sobre a carga tributária.
Nesta data, os consumidores poderão identificar as lojas participantes através de sinalização específica e material promocional. Produtos de diversos segmentos estarão disponíveis a preços reduzidos. De acordo com os lojistas, trata-se de uma ampla variedade de opções para todos os gostos e necessidades.
DLI É REALIZADO HÁ 18 ANOS
O Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos com o objetivo de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil. Este ano, a ação será realizada no dia 06 de junho, quando lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os valores podem chegar a 70% a menos do valor final do produto.
A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Segundo destacou o presidente da CNDL, José César da Costa, o Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. Disse ainda eu a ação ganha ainda mais força diante do avançar das discussões no Congresso Nacional a respeito da Reforma Tributária. “O país necessita de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destacou.
Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Nossa intenção é mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, concluiu Paganini.