BARRA MANSA
A vereadora Cristina Magno é autora de uma lei sancionada no final do ano passado que cria o Dia dos Desbravadores. A data será comemorada anualmente no dia 20 de setembro e foi incluída no Calendário Oficial da cidade, com a realização de eventos para valorizar o trabalho social desenvolvido com as crianças.
Os Desbravadores são jovens adventistas do sétimo dia que realizam serviços comunitários. A data homenageia esses jovens e o trabalho que eles desenvolvem. Já existem leis semelhantes em outras cidades e também no Estado.
“A intenção foi reconhecer o enorme e significativo trabalho social promovido por adultos, jovens e crianças, que tanto contribui para o desenvolvimento da comunidade. Esse trabalho colabora de forma indireta, mas positivamente, com os Poderes Públicos, orientando crianças sobre o respeito aos símbolos pátrios e a defesa do meio ambiente, retirando-as da ociosidade e ensinando-as a desenvolver dons e talentos típicos de cada faixa etária. Além disso, participam de atividades ao ar livre, são incentivadas a viver com alegria e saúde, trabalhar pelo bem da comunidade, fazer amigos e ajudar quem necessita”, destacou a vereadora.
Estima-se que, em todo o Brasil, existam mais de 1,5 milhão de Desbravadores entre 10 e 16 anos. No mundo, são 65.971 sedes. “A importância dessa organização está no fato de desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social dos meninos e meninas em um ambiente seguro e agradável, abordando temas como saúde, talentos, convívio social, família e Estatuto da Criança e do Adolescente, colaborando para o crescimento saudável dessas crianças”, completou Cristina Magno.
A presidente do Clube dos Desbravadores, Rita de Fátima Pereira Carvalho, responsável pela regional que abrange de Itatiaia a Vassouras, afirmou que a oficialização da data em Barra Mansa é muito significativa. Presente há mais de dez anos na cidade, o grupo tem uma proposta semelhante à dos escoteiros, mas também leva a mensagem da Bíblia.
“Trabalhamos o físico, o mental e o espiritual dos adolescentes de 10 a 16 anos e, depois dessa idade, eles passam a integrar a diretoria. Realizamos acampamentos e diversas ações sociais, como trabalhos em ruas e praças. Nos reunimos todos os sábados e domingos em diversos locais”, destacou.