Dia de Campo em Rio Claro reúne mais de 120 pessoas

Por Franciele Aleixo
img 20251009 wa0183

RIO CLARO

O Dia de Campo promovido pela Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Emater-Rio, reuniu mais de 120 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, extensionistas, autoridades e membros da secretaria na quarta-feira, dia 8, superando as expectativas da organização. O evento, realizado na Fazenda Canastra, na Estrada dos Pinheiros, teve como objetivo capacitar os produtores, apresentar novas ações do município e fortalecer a produção agropecuária local.

“Conseguimos mostrar ao produtor que ele é fundamental para dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Fizemos nossa parte e esperamos que eles aproveitem as oportunidades oferecidas pelos governos federal, estadual e municipal, se adequando e ampliando a produção”, afirmou o secretário José Vicente de Almeida.

Durante o evento, o prefeito Babton Biondi entregou uma ensiladeira comprada com recursos próprios do município que auxiliará na produção de silagem e trará maior economia ao produtor. “Essa entrega representa nosso compromisso com o produtor rural de Rio Claro. Queremos dar todo o apoio necessário para que ele aumente a produtividade, reduza custos e tenha mais competitividade no mercado. Nosso objetivo é fortalecer a agropecuária local, oferecendo infraestrutura, equipamentos e programas que garantam crescimento sustentável e geração de renda para toda a comunidade rural do município”, apontou o prefeito.

José Vicente destacou que a patrulha agrícola do município conta agora com a ensiladeira, dois tratores, arado e grade, e há previsão de novos maquinários, com emendas a serem feitas por deputados federais, ampliando ainda mais o apoio à agropecuária.

E os maquinários atuais já têm feito diferença na vida dos produtores. Jonathan Carvalho Vianna é um deles. Produtor de leite, conta que com a chegada da ensiladeira os custos serão barateados em cerca de 80%. “Eu gastava R$ 4 mil por mês com silagem, agora com o trator, ensiladeira e os demais equipamentos que a prefeitura oferece o custo será quase zero. A economia ajudará demais. A prefeitura, através da secretaria, tem ajudado bastante, principalmente o pequeno produtor”, disse.

O secretário José Vicente de Almeida adiantou que o próximo Dia de Campo será voltado para a agricultura, incluindo o plantio, ampliando a diversidade de ações de capacitação para os produtores.

CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE

O Dia de Campo também marcou o lançamento do Programa Municipal de Controle e Erradicação da Brucelose, que oferecerá vacinação gratuita aos produtores a partir de janeiro de 2026 — iniciativa inédita em Rio Claro, antes restrita à iniciativa privada.

Além disso, técnicos do Ministério da Agricultura, Emater e Secretaria de Estado de Agricultura ministraram palestras e orientações sobre boas práticas de produção, Selo de Inspeção Municipal e regularização de produtos de origem animal.

O evento contou presença de diversas autoridades, como o presidente da câmara, Luiz Fernando da Silva, os vereadores João do Gás e Klessio Pery, o secretário de Governo, Marcos Vinícius do Valle, o superintendente federal de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Agnaldo Pinto da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Bruno Meirelles.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos