>
a voz da cidade 970 x 150 px

Dezenas de pessoas participam da Corrida Federal Rosa em Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo, dia 05, da “Corrida Federal Rosa” promovida pela Polícia Federal, em parceria com a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc). A Ação Social de combate ao feminicídio e à violência doméstica. A largada aconteceu às 8 horas, no Centro Comercial Cidade Alegria, conhecido como Rodão, na Rua das Palmeiras, no bairro Cidade Alegria.

A Corrida Federal Rosa, que está em sua terceira edição, foi organizada pelo Instituto Federal Kids, a Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Fenadepol) e Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP). A ação social realizada pela primeira vez no município teve como objetivo o combate ao feminicídio e à violência doméstica.

Segundo a secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli, a Federal Rosa teve como objetivo alertar a população sobre a causa feminina, destacando que a Prefeitura desenvolve diversas ações de conscientização e apoio às mulheres em situação de violência. “Recentemente, o município foi contemplado com o Selo Mais Mulher, lançado em abril do ano passado, pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi a 17ª das 92 cidades do Estado do Rio, que conquistou o certificado em reconhecimento à promoção de ações e políticas públicas efetivas na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Temos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), que faz acompanhamento psicossocial de mulheres vítimas de violência de gênero. Já a Coordenadoria da Mulher trabalha de forma preventiva, através de atividades, parcerias e informações, tais como: canais de denúncia e medidas cabíveis conforme a legislação vigente (Maria da Penha e Lei do Feminicídio). Nossos canais também se articulam com o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), da 89ª Delegacia Legal de Resende”, explicou Tatiane, acrescentando que o governo municipal ainda ajuda a manter a Casa Abrigo Regional de Permanência Breve Deiva Ramphini Rebello, destinada ao acolhimento provisório de mulheres que tiveram seus direitos violados e correm risco de morte.


A secretária ainda lembrou dados estatísticos divulgados pela mídia brasileira, relacionados à onda de violência contra a mulher que se alastrou pelo País. “A cada 7.2 segundos, uma mulher é vítima de violência física, segundo o Instituto Maria da Penha. O Mapa da Violência 2015 mostrou que, em 2013, 13 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio, ou seja, assassinato em razão de seu gênero. Somente em 2015, o disque-denúncia 180 – serviço gratuito do governo federal para mulheres em situação de violência – realizou 749.024 atendimentos, isto é, um a cada 42 segundos”, reforçou.

Prefeito Diogo Balieiro participou da corrida Federal Rosa realizada na manhã de domingo, dia 05, em Resende-Carina Rocha/PMR

IMPORTÂNCIA

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) que participou da Corrida Federal Rosa destacou a importância do evento em Resende. “Muito bacana ter esse evento nessa região, que vive em constante crescimento. A corrida é uma parceria entre a Prefeitura de Resende, a Polícia Federal e o Sesc, e busca combater a violência contra a mulher e o feminicídio. Como sempre falo, acredito no esporte como uma importante ferramenta social e uma excelente forma de fazer esse alerta”, disse o chefe do Executivo.

“Ultimamente o mais cresce são os casos de feminicídio e de violência doméstica no país. A cada sete segundos uma mulher sofre uma violência. Precisamos falar sobre este tema e trabalhar com várias frentes de combate a violência contra a mulher. A Polícia Federal lançou este projeto e está nos prestigiando com esta etapa deste grande evento que também vai arrecadou alimentos para serem doados para instituições”, disse o vereador Tiago Vieira da Silva, o Tisga (PPS).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos