RESENDE
Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo, dia 05, da “Corrida Federal Rosa” promovida pela Polícia Federal, em parceria com a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc). A Ação Social de combate ao feminicídio e à violência doméstica. A largada aconteceu às 8 horas, no Centro Comercial Cidade Alegria, conhecido como Rodão, na Rua das Palmeiras, no bairro Cidade Alegria.
A Corrida Federal Rosa, que está em sua terceira edição, foi organizada pelo Instituto Federal Kids, a Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Fenadepol) e Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP). A ação social realizada pela primeira vez no município teve como objetivo o combate ao feminicídio e à violência doméstica.
Segundo a secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli, a Federal Rosa teve como objetivo alertar a população sobre a causa feminina, destacando que a Prefeitura desenvolve diversas ações de conscientização e apoio às mulheres em situação de violência. “Recentemente, o município foi contemplado com o Selo Mais Mulher, lançado em abril do ano passado, pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi a 17ª das 92 cidades do Estado do Rio, que conquistou o certificado em reconhecimento à promoção de ações e políticas públicas efetivas na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Temos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), que faz acompanhamento psicossocial de mulheres vítimas de violência de gênero. Já a Coordenadoria da Mulher trabalha de forma preventiva, através de atividades, parcerias e informações, tais como: canais de denúncia e medidas cabíveis conforme a legislação vigente (Maria da Penha e Lei do Feminicídio). Nossos canais também se articulam com o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), da 89ª Delegacia Legal de Resende”, explicou Tatiane, acrescentando que o governo municipal ainda ajuda a manter a Casa Abrigo Regional de Permanência Breve Deiva Ramphini Rebello, destinada ao acolhimento provisório de mulheres que tiveram seus direitos violados e correm risco de morte.
A secretária ainda lembrou dados estatísticos divulgados pela mídia brasileira, relacionados à onda de violência contra a mulher que se alastrou pelo País. “A cada 7.2 segundos, uma mulher é vítima de violência física, segundo o Instituto Maria da Penha. O Mapa da Violência 2015 mostrou que, em 2013, 13 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio, ou seja, assassinato em razão de seu gênero. Somente em 2015, o disque-denúncia 180 – serviço gratuito do governo federal para mulheres em situação de violência – realizou 749.024 atendimentos, isto é, um a cada 42 segundos”, reforçou.
IMPORTÂNCIA
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) que participou da Corrida Federal Rosa destacou a importância do evento em Resende. “Muito bacana ter esse evento nessa região, que vive em constante crescimento. A corrida é uma parceria entre a Prefeitura de Resende, a Polícia Federal e o Sesc, e busca combater a violência contra a mulher e o feminicídio. Como sempre falo, acredito no esporte como uma importante ferramenta social e uma excelente forma de fazer esse alerta”, disse o chefe do Executivo.
“Ultimamente o mais cresce são os casos de feminicídio e de violência doméstica no país. A cada sete segundos uma mulher sofre uma violência. Precisamos falar sobre este tema e trabalhar com várias frentes de combate a violência contra a mulher. A Polícia Federal lançou este projeto e está nos prestigiando com esta etapa deste grande evento que também vai arrecadou alimentos para serem doados para instituições”, disse o vereador Tiago Vieira da Silva, o Tisga (PPS).