BRASÍLIA/SUL FLUMINENSE
Na manhã desta sexta-feira foi realizada em Brasília a posse dos 513 deputados federais para a 56ª legislatura. Eles foram eleitos no ano passado e assumiram o cargo neste ano até janeiro de 2023. Foram eleitos 46 deputados do Estado do Rio de Janeiro, sendo que da região são quatro – Alexandre Serfiotis (PSD), delegado Antonio Furtado (PSL), Luiz Antonio (DC) e Vinicius Farah (MDB). A renovação nessa Casa Legislativa foi de 47% e na região dos parlamentares, apenas um reeleito e os demais estão no primeiro mandato.
O parlamentar reeleito para seu segundo mandato foi Alexandre Serfiotis. Ele reafirmou o seu compromisso com a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Prestou juramento em plenário e se comprometeu a “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Alexandre disse que sua prioridade neste mandato é seguir com sua bandeira da saúde pública junto aos ministérios, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal e acompanhando o dia a dia dos municípios. “Não será fácil, mas tenho muita fé em Deus que neste segundo mandato faremos um trabalho ainda melhor”, disse Alexandre que teve 37.526 votos no ano passado.
Alexandre Serfiotis também lembrou as dificuldades encontradas e da obstinação necessária para conseguir levar resultados concretos para os municípios. “É muito difícil o trabalho em Brasília, de porta em porta nos ministérios, para conseguir viabilizar os recursos. Nestas últimas eleições, apenas 50 % dos parlamentares conseguiram se reeleger. Quem permaneceu tinha trabalho para mostrar”, comentou o parlamentar que nos quatro primeiros anos ultrapassou a marca de R$ 70 milhões em recursos federais conquistados para os municípios do Rio de Janeiro.
Alexandre registrou a importância que seu pai, o prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis, em sua jornada política. Afirmou que ele foi seu grande mentor e é sua inspiração. Serfiotis também fez questão de agradecer a presença de amigos e parentes presentes em sua posse e fez uma menção especial a todos que colaboraram para sua vitória nas últimas eleições. “Muito obrigado a todos que acreditaram no nosso trabalho e nos ajudaram a chegar até aqui, novamente, para mais um mandato de muito empenho”, citou.
NOVATOS
Um dos novatos na Câmara Federal, delegado Antonio Furtado foi o décimo melhor votado do estado. Teve 104.211 votos. Ele disse que o dia de hoje foi de agradecimento. “Para mim é um enorme orgulho e emoção tomar posse como deputado federal. Esse sonho se tornou projeto e hoje se transforma em realidade. Eu irei me esforçar ao máximo para retribuir a confiança dos eleitores honrando cada voto e trabalhando muito pelo nosso Estado”, contou o deputado federal.
O deputado frisou que continuará a servir a sociedade e terá como missão criar leis que ajudem a frear a violência. “Vou atuar em frentes como segurança, emprego, esporte, educação e combate a corrupção. São áreas interligadas. Quando investimos em segurança pública, por exemplo, todos os setores da sociedade são beneficiados”, explicou o parlamentar.
Ex-prefeito de Valença por dois mandatos e ex-deputado estadual também por dois mandatos, Luiz Antonio foi eleito deputado federal com 50.284 votos pelo Democracia Cristã. Segundo ele, está muito ciente do seu papel para contribuir com o país e o Sul Fluminense. “Espero poder contribuir com a experiência que acumulamos nesses 50 anos de vida pública. Hoje pude sentir como as pessoas ainda estão radicais na Casa Legislativa, dois lados, mas quero aqui dentro demonstrar esse sentimento de conciliação. Além disso, usar o mandato como um meio de buscar recursos para as cidades”, mencionou.
O deputado reafirmou sua ideia de lutar pela criação do Banco de Projetos para auxiliar as prefeituras a conseguir verbas. “Pretendo também não descuidar dos temas ambientais. Vamos usar o mandato como impulsionador de recursos. Ainda estou conhecendo os trabalhos da Câmara Federal e depois terei uma agenda com os prefeitos da região”, afirmou.
Eleito com 57.707 votos, Vinicius Farah é de Três Rios, cidade onde foi prefeito. Tomou posse nesta sexta-feira na Alerj, dizendo que tinha consciência da sua responsabilidade e do seu papel, principalmente no momento em que o estado ainda passa. “Trago comigo a experiência de 30 anos de vida pública, já tendo sido prefeito, vice-prefeito, vereador, secretário de diversas pastas, e ainda ex-presidente do Detran. Minha principal marca é trabalhar pelo desenvolvimento econômico, como fizemos nos oito anos na Prefeitura de Três Rios, o que tornou a cidade modelo nacional de Empreendedorismo, gerando emprego e renda para o município”, afirmou.
Farah ainda completou que tem como missão lutar não apenas pelo Rio de Janeiro, mas por um país mais desburocratizado, com políticas de incentivos e qualificação profissional sendo ampliadas. “Minha bandeira é o pleno emprego, e vou trabalhar para transformar a vida dos cidadãos fluminenses”, destacou o deputado.