ESTADO
O deputado federal Delegado Antonio Furtado pretende percorrer as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região e do estado para destinar recursos conforme as principais necessidades. Ele começou pela Apae-Rio, na Tijuca, na última segunda-feira, 21.
A unidade foi criada em 1954. O parlamentar conheceu um pouco mais sobre o serviço de acolhimento prestado aos usuários e seus familiares. Com base nas demandas identificadas, como a revitalização de salas e aquisição de novos equipamentos, o deputado pretende destinar emendas à APAE-RIO, para que os atendimentos hoje oferecidos possam ser ampliados.
“Estamos falando de qualidade de vida, de garantia de direitos e da atuação destas pessoas na sociedade. E a Apae, neste sentido, com seu dinamismo e vasta experiência, colabora para que as manifestações de discriminação e preconceito sejam combatidas, construindo uma narrativa de ocupação de espaços e, sobretudo, de respeito às diferenças”, frisou, completando que pessoas com deficiência na desejam privilégios, mas buscam serem enxergadas com atenção. Segundo o deputado, a reivindicação é por meios que possibilitem o exercício dos direitos comum, o que deve ser sempre uma prioridade não apenas em políticas públicas, mas também nas atitudes de cada pessoa.