BARRA MANSA/VOLTA REDONDA
Durante visita nessa semana a Barra Mansa o deputado estadual Munir Neto (PSD), convidou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, a visitar a secretaria de Volta Redonda para fomentar a troca de experiências e fortalecer o intercâmbio entre os dois municípios na área social. Munir já foi secretário dessa pasta por muitos anos na cidade do Aço. A visita no município vizinho aconteceu nesta quarta-feira, 15.
Com mais de 15 anos de experiência como secretário de Assistência Social em Volta Redonda e uma atuação em Angra dos Reis, Munir destacou a relevância desse diálogo. “Volta Redonda é uma referência nacional em Assistência Social, com projetos que podem ser adaptados e aplicados em Barra Mansa. Ao mesmo tempo, Barra Mansa possui iniciativas que podem inspirar Volta Redonda. Esse intercâmbio fortalece ambas as cidades”, afirmou o deputado.
Munir ressaltou que os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) desempenham um papel essencial no atendimento à população, desde o cadastro no CadÚnico até a oferta de atividades que promovem a integração e o desenvolvimento. “Volta Redonda possui 35 CRAS, o maior número por habitante no Brasil, mas o diferencial está nos programas que oferecem oficinas de profissionalização, como de garçom, manicure e cabelereiro, além de grupos de convivência. Essas ações atraem as pessoas e permitem um atendimento mais qualificado, com encaminhamentos assertivos para programas sociais”, pontuou.
Ele também destacou o investimento diferenciado da Prefeitura de Volta Redonda, sob a liderança do prefeito Antonio Francisco Neto. “Todos os imóveis da SMAS são próprios, o que demonstra o compromisso com a estruturação e a sustentabilidade das ações sociais”, disse Munir.
Troca de experiências e fortalecimento de políticas públicas
Joseane Ricarte, secretária de Assistência Social de Barra Mansa, elogiou a experiência e a estrutura de Volta Redonda, classificando a visita como um momento enriquecedor. “Volta Redonda é destaque nacional, e essa oportunidade aberta pelo deputado Munir é um divisor de águas para fortalecer e expandir nossos serviços em Barra Mansa. Vamos levar as melhores práticas e programas para nossa cidade”, afirmou.
Além da sede da SMAS, Joseane visitou unidades de destaque, como os Centros de Inclusão Produtiva (CIP) e o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos).
Rosane Marques, a Branca, titular da SMAS em Volta Redonda, reforçou a importância do diálogo. “Compartilhar as estratégias que construímos ao longo dos anos, alinhadas ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social), é uma forma de fortalecer políticas públicas nos municípios. Barra Mansa também traz contribuições valiosas. É uma troca enriquecedora que beneficia a população”, declarou Branca.
A SMAS de Volta Redonda mantém uma ampla rede de atendimento, com 34 CRAS, Centros de Convivência, Telecentro, Centros de Inclusão Produtiva (CIP) e o Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa São Sebastião), além de programas como o Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS e a Assistência Social Jurídica.
O encontro evidenciou que o fortalecimento das políticas de Assistência Social é fruto de parcerias estratégicas e investimentos robustos, ambos essenciais para ampliar o impacto positivo na vida das pessoas.