>
728x90 vacina (1)

Deputada Martha Rocha debate Lei Maria Da Penha no UBM

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Em virtude dos 12 anos da criação da Lei Maria da Penha, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) promove hoje, uma palestra com a deputada estadual Martha Rocha (PDT). O evento acontece campus Barra Mansa, às 19 horas, e debate sobre a lei que representou avanços no combate à violência doméstica e de gênero.

A convidada tem propriedade para discorrer sobre o assunto, pois é bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).  Sua gestão ficou marcada, principalmente, pela melhoria do atendimento ao público nas delegacias, a intensificação das ações de prevenção à violência contra a mulher, além da ampliação do serviço de registro de ocorrência online. Em 2014, foi eleita pela primeira vez deputada estadual e é autora de 54 leis. Seu mandato é voltado principalmente para a área de segurança e para defesa das mulheres.

O aniversário da Lei Maria da Penha – sancionada em 7 de agosto de 2006 e reforçada em 2015, pela Lei do Feminicídio – resultou em proteção ampliada, mais denúncias e mais conscientização com ações por todo o país, como a ‘Operação em Defesa da Mulher’; contando com todas as Delegacias Especiais no Atendimento à Mulher (Deam) do estado do Rio de Janeiro.


Programa de eficiência energética

Está em fase de medição o projeto aprovado em uma chamada pública da Light que garante ao UBM a participação em um programa de eficiência energética com auxílio da empresa. O ‘Projeto de Melhoria de Instalação – Sociedade Barra-mansense de Ensino Superior (Sobeu)’ foi desenvolvido através do Núcleo de Pesquisa, Inovação e Difusão das Engenharias (Nupide) e conta com um grupo de alunos e professores de todos os cursos de Engenharia da instituição.

Com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, a iniciativa propõe um processo de modernização e eficiência completos na iluminação dos campi Barra Mansa e Cicuta, por meio da substituição de mais de cinco mil lâmpadas fluorescentes e halógenas por lâmpadas de led, além da implantação de uma usina fotovoltaica no Campus Cicuta para captação de energia solar. Com isso, pretende-se economizar um valor aproximado de 642,45 MWh (mega watt-hora) por ano, além de reduzir a demanda de gasto de energia. Na região, o UBM é a primeira instituição a ser contemplada com esse edital, que acontece também, por exemplo, na Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos