ANGRA DOS REIS
Autora da Lei que tornou a Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a deputada Célia Jordão (PL) comemora a marca de 15 anos de sucesso do evento. A edição deste ano começou nesta sexta-feira (13/10) com três espetáculos esgotados. “A FITA já era um patrimônio da cultura do nosso Estado antes mesmo da Lei ser sancionada, em 2021, e me enche de orgulho ter contribuído para que ela fosse reconhecida formalmente, ajudando a atrair ainda mais apoio ao evento que é de fundamental importância para a formação cultural da sociedade e para a geração de emprego e renda ao incrementar o turismo fluminense”, afirmou a deputada.
Célia Jordão também é autora da Lei que reconheceu a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Considerado um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul, a Flip acontece desde 2003, reunindo, na cidade da Costa Verde fluminense, todos os anos, autores consagrados nacional e internacionalmente.
Celebrando 15 anos, a Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA) começou nesta sexta (13) e vai até o dia (29). Os espetáculos acontecem em dois espaços, na Tenda, montada no Cais Santa Luzia, e no Teatro Municipal. A Festa é uma oportunidade para conferir a performance de inúmeros artistas em quatro categorias: Mostra de Sucessos; Sessão Cult; Sessão Comédia, e, por fim, a já tradicional Fitinha, com produções infantis. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla (sympla.com.br).
“Qualquer evento que é reconhecido como Patrimônio Histórico adquire uma grande responsabilidade e uma importância maior no contexto cultural do Estado do Rio de Janeiro. Muito nos honra ter ganho esse título e somos muito agradecidos à deputada Célia Jordão por ter enxergado o trabalho de toda a equipe que faz essa Festa acontecer ao longo desses 15 anos”, ressaltou João Carlos Rabello, curador da FITA.