BARRA DO PIRAÍ
O Demutran de Barra do Piraí, setor vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, deu início, na última segunda-feira, dia 1º de dezembro, às vistorias dos táxis que circulam na cidade. Essa verificação tem o intuito de garantir que os veículos estejam em plenas condições de transportar os passageiros com segurança.
Segundo o diretor do Demutran, Wander Luiz, essa vistoria não ocorre há mais de 5 anos, sendo que o correto é que ela seja realizada de seis em seis meses.
“Essa vistoria não acontece no município desde 2019. E nós estamos retornando com esse procedimento justamente para que a população possa viajar com máxima segurança. As verificações devem ocorrer de seis em seis meses, assegurando que todos os componentes do veículo, desde os pneus até a parte elétrica, estejam funcionando perfeitamente. A partir de agora, todos os carros que estiverem na praça, com certeza terão o selo de vistoria referente aos anos de 2025 e 2026”, disse Wander.
A medida faz parte de um extenso processo de reorganização e fiscalização das atividades do centro comercial de Barra do Piraí. Os taxistas são profissionais considerados indispensáveis para a mobilidade urbana e o consequente desenvolvimento de setores do município, por isso, eles foram integrados a esse processo de legitimação de sua atuação correta conforme a lei.
Os taxistas tiveram pouco mais de duas semanas para se inscreverem, em link disponibilizado pelo Demutran, e terem seus veículos devidamente vistoriados.
Além disso, no mês de outubro, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), o Demutran realizou um trabalho de perícia nos táxis do município, com a finalidade de verificar o taxímetro dos veículos e garantir que seu cálculo seja preciso e justo para os passageiros.
“A vistoria do táxi tem que ser obrigatória, e nos comprometemos com esse ideal pela justiça e segurança tanto dos passageiros quanto dos taxistas”, finalizou Wander.




