ESTADO
O delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, João Valentim, foi nomeado como novo subsecretário Especial de Controle de Divisas, assumindo a coordenação da Operação Foco. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 2, mas a informação foi divulgada oficialmente nesta terça-feira, dia 8.
Valentim assume o posto ocupado desde fevereiro de 2022 pelo coronel da Polícia Militar Eduardo Vaz Castelano, encerrando uma gestão marcada pelo rigor no combate a ilícitos fiscais nas fronteiras fluminenses.

Delegado atuava na Draco e tem vasta experiência investigativa – Divulgação
Ex-titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), onde atuava desde setembro de 2023, João Valentim destaca que sua missão será manter o ritmo e a seriedade das operações nas divisas do estado. “Queremos dar continuidade à seriedade do trabalho realizado na Operação Foco. Vamos seguir atuando incansavelmente para coibir crimes fiscais, principalmente nas divisas do nosso estado. A população fluminense será uma grande aliada para a eficácia do nosso trabalho”, declarou.
A Operação Foco tem como objetivo o combate ao contrabando, à sonegação de impostos e a outros crimes fiscais nas principais divisas do estado do Rio, sendo considerada estratégica para o equilíbrio fiscal e para a segurança da população. Na Região das Agulhas Negas, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, a Operação Foco é realizada no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia.
Carreira na segurança pública
Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Valentim iniciou sua carreira na segurança pública no Espírito Santo, na Divisão de Homicídios. No Rio de Janeiro, passou por delegacias importantes como a 106ª, 105ª, 41ª, 25ª e 12ª Delegacias de Polícia (DPs), além de ter atuado como assistente na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).