ANGRA DOS REIS
Durante cerca de duas semanas os moradores de Angra dos Reis viveram momentos de tensão e medo nas comunidades após invasão da facção Comando Vermelho na Costa Verde, ocorrida no dia 26 de janeiro. Após o carnaval, período este que preocupava as autoridades policiais e até o Chefe do Executivo, o prefeito Fernando Jordão (MDB), os dias, aparentemente, começaram a ficar mais tranquilos.
O funcionário público Gustavo Pires, de 51 anos, viajou para o litoral na última semana com a filha, de 25, e o genro, de 30 anos. Ele conta que são de Volta Redonda e que ele alugou uma casa para toda a família. “Meus outros dois filhos também iriam, com suas esposas e filhos. Porém, desistiram devido à violência que estava sendo anunciada”, contou. “Eu até cogitei desistir de viajar, mas já havia pago pelo imóvel. Mas graças a Deus correu tudo bem. Não presenciamos nenhuma situação perigosa e o único imprevisto que passamos aqui foram as noites sem luz”, comentou Gustavo, que voltou ontem para a sua cidade. “Sempre que sai vi a polícia nas ruas, o que nos deixava mais tranquilos”, completou.
Maria Cleusa Novais, de 65 anos, viajou com a família na sexta-feira. Ela falou que foi tudo ‘na santa paz’. “Eu estava com medo de ir, mas eles insistiram muito e eu não tive muita opção. Contudo correu tudo bem. Não aconteceu nada e não vimos nada. Ficamos no Centro e vimos policiamento em todas as esquinas”, explanou.
O A VOZ DA CIDADE conversou na tarde de hoje com o delegado titular da 166ª Delegacia de Polícia, Bruno Gilabert. Questionado se está tudo sobre controle, ele confessa que as coisas estão mais calmas. “Nunca falo que as coisas estão sobre controle, pois há circunstâncias inesperadas. Mas aquela onda de violência, por ora, passou”, disse.
Ainda segundo Gilaberte, a Polícia Civil continua fazendo patrulhamento nas comunidades junto com a Polícia Militar. “Contudo, não houve nenhuma apreensão relevante nos últimos dias”, expôs.
Indagado se o Comando Vermelho ainda está na cidade pela disputa do ponto de vendas, o que originou a guerra com o Terceiro Comando Puro (TCP), ele finaliza explicando que a disputa é constante, mas por ora o CV está enfraquecido.