SUL FLUMINENSE E COSTA VERDE
Os primeiros dias de outono prometem ser de chuvas intensas em todo o Estado do Rio, nas regiões da Costa Verde e Sul Fluminense, conforme o “Aviso Vermelho” – de grande perigo – emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira, dia 20. O alerta deixou de prontidão as Defesas Civis de cidades como Volta Redonda, Barra Mansa, Angra dos Reis e Paraty, que também estão informando à população sobre os grandes volumes de chuvas que devem ocorrer entre esta quinta-feira, dia 21, até domingo, dia 24, podendo superar os 200 milímetros em todo o Estado.
Em Barra Mansa, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, o órgão já colocou todo o seu efetivo à disposição da população porque, além da notificação do Inmet, o município também recebeu um comunicado da Sala de Operações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a possibilidade de fortes chuvas. “Existe a previsão de um acumulado de 200 milímetros em 24 horas. É, realmente, chuva forte, de volume muito expressivo e como dizem, tradicionalmente, da ‘enchente das goiabas’, que fecha o verão. Já mobilizamos todas as equipes da Defesa Civil, todos estão de plantão único, e também informamos às secretarias que compõem o Plano Emergencial”, disse o coordenador, ao acrescentar que os temporais também serão agravados com a chegada de uma frente fria sobre o Estado.
Segundo o coordenador, além da população ribeirinha, cortada pelos rios Barra Mansa, Paraíba e Bananal, a preocupação é com as pessoas que moram próximas às encostas. Isso porque, segundo ele, devido às chuvas que já vêm ocorrendo desde o início da semana, o solo ainda está encharcado potencializando o risco de deslizamentos.
“As orientações são para que as pessoas observem as encostas; se está descendo água ou lama; se houve pequenos deslizamentos ou se há vegetação tombada. Em qualquer movimentação de terra deve-se sair de casa imediatamente e acionar a Defesa Civil”, disse o coordenador.
Grande volume de chuva nos Distritos Amparo e Santa Rita de Cássia
Nessa quarta-feira, dia 20, equipes da Defesa Civil estiveram nos distritos Amparo e Santa Rita de Cássia, que na tarde de terça-feira registraram 60 milímetros na região. Um imóvel foi atingido por um deslizamento de terra, mas não houve registro de feridos. Além do desabamento parcial do imóvel, foram registradas quedas de barreiras em diversos pontos da estrada que dá acesso ao distrito de Nossa Senhora do Amparo.
A Defesa Civil reforça que diante de qualquer situação de emergência a população deve entrar em contato pelo telefone (24) 3029-9370 ou pelo WhatsApp (24) 98121-3427.
Volta Redonda mantém alerta para novas tempestades
Com mais um alerta de tempestade para o Sul Fluminense emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Coordenadoria Municipal Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Volta Redonda se mantém em alerta máximo para possíveis ocorrências.
A Defesa Civil de Volta Redonda recebeu 24 ocorrências relacionadas ao temporal da última terça-feira, dia 19, com precipitação de 59mm, chegando a 152mm de chuva nos últimos dois dias. O Rio Paraíba do Sul chegou a 50 metros acima do nível normal e a Represa do Funil com 70% da sua capacidade. A ocorrência mais grave foi uma queda de um muro de contenção no bairro Jardim Normândia. Além disso, houve deslizamento de barreira e árvore na Estrada Nossa Senhora do Amparo, no bairro Santa Cruz, local conhecido como Cascata. A pista ficou obstruída por algumas horas, mas já foi liberada.
“Na terça, após a chuva, nossas equipes estavam nas ruas em operação para normalizar os acessos e atender as ocorrências, contando com o apoio das equipes da secretaria de Infraestrutura e da Guarda Municipal. No momento, temos equipes em vistorias nas margens direita e esquerda do Rio Paraíba. Estamos em alerta máximo”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira.
O telefone da Defesa Civil de Volta Redonda é o (24) 3339-2065. A prefeitura também disponibiliza a Central de Atendimento Único (CAU) no 156, que funciona 24h por dia, e atende solicitações relacionadas à Defesa Civil pelo número 199.
Cidades da Costa Verde fazem alertas sobre chuvas volumosas
Em Angra dos Reis, o coordenador da Defesa Civil, Lauro Oliveira, gravou um vídeo nesta quarta-feira, dia 20, alertando à população sobre a possibilidade de fortes chuvas e os cuidados que devem ser priorizados nos próximos dias. “Devido a aproximação de uma frente fria, nós estamos com grande probabilidade de chuvas e acumulados muito volumosos pelas próximas 96 horas. Desta forma, para a segurança de todos nós solicitamos a atenção redobrada aos informes da Defesa Civil, principalmente dos moradores de áreas de encostas e também próximas aos rios Japuíba, Caputera, Pontal, Ariró, Bracuí, Mambucaba e Parque Mambucaba. Por favor, redobrem a atenção, pois nosso principal objetivo é a preservação da vida e do patrimônio. Caso recebam mensagens de evacuação ou ouçam o toque das sirenes, saiam de casa imediatamente e sigam para os pontos de apoio”, alertou Oliveira.
A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, também usou as redes sociais para informar que, por orientação da Defesa Civil do estado, a cidade está entre os municípios que estão em estado de alerta pela probabilidade de fortes chuvas previstas para quinta e sexta-feira (21 e 22 de março).