Fundação Cultura prorroga inscrições para o Carnaval 2019 de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

As inscrições para a realização do Desfile dos Blocos de Rua do Carnaval 2019 no município tiveram suas inscrições prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 19. Segundo o edital publicado pela Fundação Cultura, oito blocos serão selecionados por uma comissão avaliadora e receberão toda a estrutura para a realização do evento. O Desfile dos Blocos de Rua ocorrerá nos dias 02, 03, 04 e 05 de março de 2019.

Segundo informações da Prefeitura de Barra Mansa, publicado no Diário Oficial no dia 27 de novembro, as inscrições para o edital estavam previstas até o dia 14 deste mês.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, explica o motivo da prorrogação das inscrições. Ele conta que por ser a primeira vez de um edital como esse na cidade, os blocos tiveram muitas dúvidas, e com isso resolveram ampliar o tempo para que todos possam organizar as documentações necessárias para validar a participação no edital. “Dessa forma, todos terão a oportunidade de participar da seletiva”, afirmou o presidente.

Há alguns anos, o Carnaval de Barra Mansa não acontece. No dia 12 de novembro, às 19 horas a Fundação Cultura Barra Mansa realizou uma audiência pública com o tema Carnaval, na Plenário Ademir Melo, na Câmara Municipal de Barra Mansa. Em pauta, esteve a apreciação da proposta para o Carnaval 2019. O objetivo da audiência foi dialogar com a sociedade civil de forma clara e transparente. A proposta girou em torno de um chamamento público que contempla 08 blocos carnavalescos da cidade.

O presidente da FCBM conta ainda, que a Cultura ouviu e recebeu todas as demandas da Barra Mansa.

Bravo lembra que durante todo o ano, eles ouviram sobre a descentralização do Carnaval e que o mesmo seja realizado na rua. “Para isso, com o esforço de toda equipe e do prefeito Rodrigo Drable, conseguimos construir um edital para a realização de um Desfile dos Blocos de Rua do Carnaval 2019. Tudo de forma interativa com a sociedade civil. Ainda não é o que a gente gostaria, mas é o que podemos fazer com os recursos que temos”, afirmou, dizendo que oito blocos serão contemplados nesse edital.

Os premiados receberão toda a estrutura para a realização do evento, como mini trio elétrico, banheiro químico, segurança, brigadista, doação de instrumentos ou abadas e ainda, um certificado. Para participar do edital Desfile dos Blocos de Rua, os responsáveis deverão inscrevê-los, apresentando, na Fundação Cultura Barra Mansa, localizada no Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Centro, Barra Mansa/RJ até o dia 19 de dezembro de 2019, quarta-feira, no período entre 8 e 17 horas, com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, conforme modelo previsto no próprio edital (link https://bit.ly/2RSmUZR), além de clipping, portfólio e documentos do proponente. Demais informações que considerarem necessária também serão válidas.

COMISSÃO AVALIADORA

Para avaliar os critérios previstos no edital, foi nomeada uma comissão avaliadora composta por seis membros, sendo dois da sociedade civil representados pelo Conselho, dois da sociedade política, sendo da Fundação Cultura e mais dois membros da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Barra Mansa. A Comissão avaliadora foi nomeada na última reunião do Conselho Municipal de Cultura, realizada no dia 30 de novembro.

O edital oportuniza a participação de diversas entidades, públicas e privadas, e proporciona cultura e lazer à população. Poderão concorrer escolas de samba, blocos oficiais e entidades carnavalescas de Barra Mansa seguindo os critérios previstos no edital. Link do edital ( link https://bit.ly/2RSmUZR)

error: Conteúdo protegido !