RESENDE
A equipe da Defesa Civil do município vai realizar, ainda esta semana, uma nova vistoria nas sacadas dos apartamentos do Condomínio Porto Real, localizado no bairro Liberdade. No sábado, dia 11, uma sacada de uma cobertura se desprendeu e apoiou na varanda do quinto andar. Na hora do incidente nenhuma pessoa ficou ferida. Também não precisou ser feita a desocupação do prédio, segundo a Defesa Civil.
Por volta das 12h44min, a Defesa Civil foi acionada para verificar o tombamento de uma sacada na cobertura 606 do condomínio.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva, esta sacada já havia sido interditada pelo órgão desde agosto de 2021. “A sacada apresentava um problema estrutural com rachaduras. Desde a interdição, ninguém morava no apartamento. E no sábado, ela acabou tombando e se apoiou na varanda debaixo, no quinto andar”, disse Flavio, explicando que a Defesa Civil adotou como medida de segurança o isolamento da área que apresenta risco. “Em seguida, os agentes iniciaram uma vistoria nos apartamentos 505, 405, 305, 205 e 105, adotando a interdição das sacadas de todos eles. Após as interdições aplicadas, a síndica e os próprios moradores foram orientados sobre os cuidados necessários e a necessidade de remoção da estrutura da sacada, que ficou pendurada”, informou o diretor.
Em uma rápida reunião, os moradores decidiram pela contratação de um guindaste e um caminhão para a retirada da sacada com risco iminente de queda. A retirada da sacada foi feita no domingo, dia 12. “A Defesa Civil orientou cada morador dos apartamentos que tiveram as sacadas interditadas a manter as portas de acesso às referidas sacadas trancadas. Nenhuma pessoa ou veículos foram atingidos pela queda de parte da estrutura”, relatou Flávio Germano. Ele explicou ainda que nesta terça-feira, a equipe de engenharia da Defesa Civil vai novamente vistoriar o prédio. “Vamos fazer uma reavaliação de todas as sacadas que foram interditadas como medida cautelar por conta de um efeito dominó que poderia acontecer, mesmo que não tenha risco estrutural. Vão fazer uma avaliação com um engenheiro estrutural da prefeitura que vai dar um laudo com algumas medidas que devem ser recomendadas para o condomínio. Vale destacar que não foi necessária a evacuação do prédio. A defesa Civil acompanhou todos os trabalhos e o próprio condomínio chamou o engenheiro para avaliar a estrutura do prédio”, explicou.
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Condomínio Porto Real para falar sobre o assunto via telefone. No entanto, não atenderam as ligações.