Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa segue até o fim do mês

0

RESENDE

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começou no dia 1º de novembro e os produtores rurais de Resende tem até o dia 30 de novembro para imunizar todos os animais bovinos e bubalinos (búfalo). A campanha é desenvolvida pelo Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) de Resende.

O órgão explica que a Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa. Os sintomas principais da doença nos animais são febre e lesões vesiculares, úlcera na boca, anorexia e estomatite. A enfermidade pode causar enormes prejuízos econômicos para o produtor e para o País que fica sujeito a ter a exportação da  carne interrompida por órgãos internacionais saúde animal.

De acordo com o chefe interino do NDA, Irval Leonel Veiga Filho, a expectativa do Núcleo é de vacinar todo o rebanho existente no município, algo em torno de 42 mil animais. Os produtores que não realizarem a vacinação, além de sofrerem as penalidades previstas na lei, poderão ter suas propriedades interditadas. “Eles ficam proibidos de comercializar e transitar com seus animais. Também ficam proibidos de vender o leite e seus derivados”, explicou Irval.

Para adquirir a vacina, o produtor rural deve procurar os estabelecimentos autorizados de revenda. As declarações de vacinação devem ser entregues na sede do Núcleo de Defesa agropecuária de Resende, que fica na Rua Coronel Brasiel, 33, no bairro Campos Elíseos.

Demais dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3381-0776, no horário de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !