BARRA MANSA
A Defesa Civil de Barra Mansa está em alerta nesta tarde, 14. Segundo informações, Furnas aumentou o volume de vazão para 493 metros cúbicos por segundo. O nível do Rio Paraíba do Sul está abaixo da cota de alerta. Atualmente está em 3,06 metros, a cota é 3,5 metros e o transbordo acontece quando alcança 4,20 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, a atenção é no caso de chuvas que podem ocorrer na região e que podem aumentar a vazão, prejudicando a população ribeirinha.
Segundo ele, há previsão de chuva moderada para Barra Mansa hoje, mas não sabe como está em outras cidades acima do município, como Porto Real, Resende, Itatiaia. “O Rio Paraíba do Sul tem diversos afluentes, se tiver uma chuva significativa na região isso aumenta o volume de água pelos afluentes e pode causar problemas, por isso estamos em alerta”, disse ao A VOZ DA CIDADE.
Ele explicou que Furnas aumenta a vazão todas as vezes que alcança 75% de água represada na barragem para manter o limite.