Hemonúcleo de Barra Mansa abrirá neste sábado, dia 3

0

O Hemonúcleo de Barra Mansa abrirá excepcionalmente no próximo sábado, dia 3, para doações de sangue das 7 às 11 horas. A preocupação é com o carnaval que inicia na próxima semana e intensifica a necessidade de sangue disponível para emergências, já que o Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.

Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Outra indicação importante é que o doador deve ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias.

Campanha de doação e vacinação aumentou em 50% doações de sangue

Na última semana, entre os dias 18 e 26 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o Setor de Imunização, realizou uma campanha de doação de sangue alinhada à vacinação contra a febre amarela. Segundo o Hemonúcleo, a campanha aumentou em 50% o número de doadores. Foram 114 voluntários aptos durante os sete dias de campanha, desse número, 70 pessoas também se vacinaram contra a febre amarela.

A medida buscou evitar o desabastecimento de sangue, já que, quando uma pessoa recebe a vacina  contra a febre amarela, ela fica impedida provisoriamente de fazer a doação. O município já vacinou mais de 127 mil moradores contra a febre amarela. Somente em janeiro, foram imunizadas 92 mil pessoas.

Por conta de grande parte da população já ter se vacinado, a campanha de doação de sangue seguida de vacina não se estenderá. O coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, explica que, mesmo assim, a necessidade de doadores continua. “Tivemos um aumento de 50% no número de doações, foi um resultado muito positivo. A campanha de vacinação teve seu ápice no último sábado que foi o Dia D e muitas pessoas já se vacinaram, por isso nosso objetivo agora é atrair outros doadores que já tenham se vacinado há mais de trinta dias ou que ainda não se vacinaram”, afirmou.

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

 

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).