RESENDE
Com o objetivo de alertar a população sobre situações de risco comuns em ambientes naturais, a Defesa Civil de Resende está realizando a manutenção das placas de sinalização de segurança em áreas de rios e cachoeiras do município. A ação preventiva ocorreu em dois pontos bastante frequentados por moradores e turistas: a Capelinha e a Serrinha do Alambari.

Placas alertam para riscos como cabeça d’água, quedas e animais peçonhentos – Divulgação
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, a instalação e manutenção das placas são fundamentais para alertar a população sobre situações de risco nesses ambientes, como a ocorrência de cabeça d’água, quedas em pedras escorregadias, mergulhos em locais rasos e a presença de animais peçonhentos. “Muitos visitantes desconhecem esses perigos e acabam expostos a acidentes, o que torna o trabalho de prevenção ainda mais necessário”, explicou Flávio Germano.
O diretor destacou ainda que as ações fazem parte de um plano contínuo de prevenção que busca garantir a funcionalidade da sinalização e reforçar a segurança da população. “Essas intervenções são estratégicas para a segurança da população. O nosso principal objetivo é reduzir riscos e preservar vidas, e a manutenção preventiva é determinante para que possamos alcançar esse resultado”, afirmou.
Além da manutenção das placas de sinalização, a Defesa Civil realiza diariamente o monitoramento do nível dos principais rios que cortam o município, acompanhando o comportamento da água e prevenindo ocorrências relacionadas a enchentes e inundações. Ao final de cada mês, o órgão divulga um balanço completo das atividades realizadas, em uma ação que reforça o compromisso com a transparência e a responsabilidade pública.