Defesa Civil de Resende faz limpeza e manutenção preventiva na régua do Rio Pirapetinga

Serviço garante funcionamento do equipamento que monitora o nível do rio e auxilia na emissão de alertas

Por Cyntia Freitas
30.cf.res.cidades.defesa civil de resende faz limpeza.1.equipes.divulgaÇÃodefesacivil (2)

RESENDE

A Defesa Civil de Resende está realizando serviços de limpeza e manutenção preventiva na régua linimétrica do Rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul. A ação integra o conjunto de medidas adotadas pelo órgão para fortalecer o monitoramento hidrológico e reduzir riscos de alagamentos e outros desastres naturais no município.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, o trabalho é fundamental para manter o pleno funcionamento do equipamento, que mede o nível do rio e fornece dados essenciais para a tomada de decisões. Segundo ele, a atuação preventiva é um dos pilares da política de proteção e defesa civil. “O principal objetivo da Defesa Civil é reduzir os riscos de desastres, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Para atingir esse objetivo, realizamos periodicamente trabalhos preventivos de manutenção dos equipamentos e o monitoramento das áreas de risco, minimizando possíveis impactos de ocorrências”, explicou Flávio Germano.

30.cf.res.cidades.defesa civil de resende faz limpeza.2.rÉggua.divulgaÇÃodefesacivil

Régua linimétrica auxilia na emissão de alertas em caso de risco de cheias – Divulgação Defesa Civil

A manutenção da régua linimétrica do Rio Pirapetinga permite que a Defesa Civil acompanhe com precisão o comportamento do nível da água, especialmente em períodos de chuvas intensas. A perfeita funcionalidade do equipamento auxilia na avaliação da necessidade de emissão de alertas à população, caso haja risco de transbordamento.

Além das intervenções preventivas, a Defesa Civil de Resende realiza diariamente o monitoramento dos principais rios que cortam o município. Esse acompanhamento contínuo possibilita respostas mais rápidas em situações de emergência e subsidia o planejamento das ações preventivas.

Ao final de cada mês, o órgão divulga um balanço geral das atividades desenvolvidas, reforçando a transparência das ações e o compromisso com a segurança da população. As manutenções periódicas fazem parte da estratégia de fortalecimento da prevenção e da redução de danos causados por eventos climáticos extremos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos