RESENDE
A Defesa Civil de Resende está realizando serviços de limpeza e manutenção preventiva na régua linimétrica do Rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul. A ação integra o conjunto de medidas adotadas pelo órgão para fortalecer o monitoramento hidrológico e reduzir riscos de alagamentos e outros desastres naturais no município.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, o trabalho é fundamental para manter o pleno funcionamento do equipamento, que mede o nível do rio e fornece dados essenciais para a tomada de decisões. Segundo ele, a atuação preventiva é um dos pilares da política de proteção e defesa civil. “O principal objetivo da Defesa Civil é reduzir os riscos de desastres, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Para atingir esse objetivo, realizamos periodicamente trabalhos preventivos de manutenção dos equipamentos e o monitoramento das áreas de risco, minimizando possíveis impactos de ocorrências”, explicou Flávio Germano.

Régua linimétrica auxilia na emissão de alertas em caso de risco de cheias – Divulgação Defesa Civil
A manutenção da régua linimétrica do Rio Pirapetinga permite que a Defesa Civil acompanhe com precisão o comportamento do nível da água, especialmente em períodos de chuvas intensas. A perfeita funcionalidade do equipamento auxilia na avaliação da necessidade de emissão de alertas à população, caso haja risco de transbordamento.
Além das intervenções preventivas, a Defesa Civil de Resende realiza diariamente o monitoramento dos principais rios que cortam o município. Esse acompanhamento contínuo possibilita respostas mais rápidas em situações de emergência e subsidia o planejamento das ações preventivas.
Ao final de cada mês, o órgão divulga um balanço geral das atividades desenvolvidas, reforçando a transparência das ações e o compromisso com a segurança da população. As manutenções periódicas fazem parte da estratégia de fortalecimento da prevenção e da redução de danos causados por eventos climáticos extremos.