BARRA MANSA
Na próxima segunda-feira, dia 3, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barra Mansa (Compdec) contará com um reforço importante no monitoramento e prevenção de riscos: a instalação de um núcleo avançado do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ). A iniciativa chega em um momento crítico, já que as chuvas intensas dessa época do ano costumam causar transtornos, principalmente em encostas e margens de rios.
O prefeito Luiz Furlani, acompanhado do presidente do DRM-RJ, Luiz Magalhães, destacou a importância da parceria, especialmente após o boletim divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No alerta de risco hidrológico, Barra Mansa e Petrópolis aparecem com “risco muito alto”. “Nós sabemos que Barra Mansa historicamente enfrenta esses problemas e, por isso, solicitei ao nosso governador Cláudio Castro que trouxesse para cá uma base avançada do DRM, para acompanhar e monitorar essas áreas que, com o período de chuvas, passam a ser muito preocupantes”, afirmou Furlani.
O presidente do DRM-RJ explicou como será a atuação da equipe técnica. “A partir de segunda-feira, teremos aqui uma base para atender tanto Barra Mansa quanto as cidades vizinhas. Três geocientistas ficarão direto até o final do período de contingência para apoiar no que for preciso. É uma orientação do nosso governador e do secretário estadual de Ambiente e presidente do Comitê Permanente de Chuvas, Bernardo Rossi, para que não deixemos a cidade sem uma proteção mínima necessária”, destacou Magalhães.