Direitos dos animais é tema de seminário em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

Como intuito de conscientizar e estabelecer uma relação de maior compreensão entre as pessoas e os animais, o Grupo Adote Amor realizará amanhã, 27, o I Seminário de Proteção aos Animais. O evento acontece de 13 às 18 horas, no bairro Balneário, no antigo cinema do Angra Shopping. O seminário, que tem a correlação da ONG Vira-Lata de Volta Redonda e de empresas que apoiam a causa, é uma iniciativa inédita e com a entrada franca. A expectativa é que cerca de 250 pessoas compareçam ao local.

Os convidados para as palestras são Marcelo Pereira, biólogo de Niterói, que atua há 15 anos na causa de proteção aos animais; Liz Guimarães, de Volta Redonda, presidente da ONG Vira-Lata; Paulo Pinguim, do Rio de Janeiro, que é mergulhador do grupo Divers For Sharks (Mergulhadores para Tubarão); e Fernanda Campista, veterinária, de Niterói. Os assuntos debatidos serão os desafios da causa animal nas cidades, adoção responsável, proteção aos animais marinhos, e, causas e tratamentos da esporotricose (doença que atinge cães e gatos).

Segundo a representante do Grupo Adote Amor, Pâmela Couto, a ideia de realizar algo assim, surgiu logo após o grupo participar de um seminário, em Volta Redonda. “Já tem uns seis meses que a gente vem organizando essas palestras, e toda a ideia surgiu a partir de um seminário que a gente participou do grupo Vira-Lata”, disse, explicando a importância do evento para a população do município. “Nossa cidade é conhecida pelo potencial turístico, mas ainda não temos políticas públicas para os animais em Angra. Comparada as cidades vizinhas, estamos muito atrasados, pois aqui a população ainda é carente de informações quando o assunto é meio ambiente”, finaliza.

No Brasil, existem leis que proíbem os maus-tratos e tortura aos animais como a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9605 de 12 de Fevereiro de 1998), na qual o agressor, após indiciado, poderá ser preso e perder a condição de réu primário.  Qualquer cidadão pode denunciar crime de maus tratos contra os animais diretamente na delegacia de polícia.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !