BARRA MANSA
Para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, a Defesa Civil de Barra Mansa realizará no dia 29 de novembro, um exercício simulado de evacuação no bairro Nova Esperança, às 10 horas. O exercício tem a finalidade de promover aos moradores um treinamento de desocupação da área, considerada de risco em função das cheias do Rio Barra Mansa que ocorrem durante a temporada de chuvas. A medida visa testar o sistema operacional das sirenes, bem como a funcionalidade do ponto de apoio e de rota segura da localidade. A previsão é de que o simulado envolva pelos menos dois mil moradores do bairro e órgãos institucionais como as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Manutenção Urbana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
A realização do simulado foi definida na manhã de hoje, dia 26, durante reunião realizada no Parque da Cidade, entre integrantes da Defesa Civil do município e da Secretaria de Estado de Defesa Civil/RJ (Sedec), com representação da Superintendência Operacional, Escola de Defesa Civil e Departamento Geral da instituição.
No encontro, o diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres, tenente coronel Luiz Sergio Lima, destacou a importância da integração entre o município e o Governo do Estado na realização das ações preventivas. Ele conta que recentemente foi contratada uma empresa especializada na manutenção das sirenes e na modernização do sistema operacional. “Os equipamentos foram inspecionados e agora, através das simulações, serão efetivamente testados. Estamos próximos do período de maior incidência de chuvas em nosso estado e precisamos ficar atentos às ações preventivas”, relatou, informando que o novo sistema permite acionar as sirenes manualmente ou de forma remota.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o exercício será de extrema importância no preparo e treinamento da comunidade para as situações de emergência. “Com a aproximação da temporada das chuvas todo cuidado é primordial para evitar tragédias”, disse, pedindo que as pessoas se cadastrem no sistema de alerta da Defesa Civil do Estado, para receber alertas sobre os temporais. Para isto, basta efetuar o cadastro do CEP da residência do morador no serviço de mensagens 40199. Podem ser cadastrados até dois CEPs.
Pontos de barra mansa com sirenes
As sirenes em Barra Mansa estão instaladas nas seguintes localidades: Vila Natal, Apóstolo Paulo, Vista Alegre, Vila Nova, Nova Esperança, Vila Coringa, São Luiz, Santa Clara, Boa Sorte, Piteiras, Metalúrgico, Nove de Abril, Cotiara e Boa Vista I, II e III. Após a reunião, as equipes visitaram as áreas.