BARRA MANSA
“Uso de máscara tem que ser constante”. Essa afirmação do prefeito Rodrigo Drable em sua live na noite desta sexta-feira deu o tom de como a cidade pode iniciar seu retorno as atividades ‘normais’. Ele, que participou de uma reunião com os prefeitos de Volta Redonda, Samuca Silva e de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e representantes do Ministério Público Estadual, disse que a liberação para reabertura das lojas não foi vista com bons olhos pelo órgão estadual, mas que precisará acontecer em algum momento. Disse que isso será possível quando houver estrutura para atendimento e quando a autoridade sanitária responsável entender que a proliferação do coronavírus estará suportada pela estrutura montada. Porém, já adiantou que na cidade haverá obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas já a partir desse sábado.
Essa obrigatoriedade está definida em forma de decretos e resultará em multas para estabelecimentos e empresas, além de apreensão de veículo para motoristas de táxis e de aplicativo.
Sobre a liberação do comércio disse que acontecerá quando houver estrutura e liberação da autoridade sanitária, sem dar data. A respeito da estrutura, garantiu que a de Barra Mansa está quase pronta. E por isso já é importante as medidas individuais, com novos hábitos, como as máscaras e o uso de álcool gel já sejam implementadas. “Entendo que o colapso que se aproxima não é apenas o da saúde, mas o financeiro também e devemos começar a programa a volta para a vida normal, com esses novos hábitos. Se todo mundo usar máscaras o volume de contágio será muito menor”, disse.
A partir deste sábado vigoram alguns decretos. Um deles prorroga o isolamento social até o dia 27 de abril. Outro determina uso de máscaras e álcool gel em locais que estão funcionando como serviços essenciais, fornecendo para os funcionários e higienizando com álcool as pessoas que forem adentrar nos estabelecimentos. Além disso, todos que entrarem deverão estar com máscaras. O local que aceitar pessoas sem o equipamento de segurança será multado. Isso vale para todas as lojas abertas, supermercados, bancos, lotéricas, consultórios. Além disso, motoboys, motoristas de aplicativos, taxistas deverão usar máscaras, assim como nos ônibus.
Outra determinação em decreto é a criação de barreiras na cidade a partir do dia 22 de abril. Será necessário que todos comprovem que residem em Barra Mansa para entrar no município, apresentando documentação. “O trânsito de pessoas de carro será só para quem é da cidade. Veículos de carga, coletivos e os que são necessários para abastecimento estão liberados”, afirmou o prefeito.
As aulas permanecem suspensas até o dia 27 de abril, podendo ser prorrogadas. O prefeito libera a partir desse sábado o funcionamento do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) para que alunos que não tenham acesso à internet possam usar as dependências para o ensino a distância. Haverá regra ainda para salões de beleza. O atendimento deverá ser individual, com hora marcada. Todos com máscaras.
Barra Mansa tem 26 casos confirmados de Covid-19, sendo três em tratamento intensivo e o restante em isolamento domiciliar.