‘Educação Museal e Patrimonial’ é tema de minicurso no MAM de Resende

Por Cyntia Freitas
32.cidades.‘educação museal e patrimonial’.1.mini curso.cyntiafreitas

RESENDE

Para comemorar o Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17, a museóloga e mestranda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Tatiana Avelino, organizou um minicurso intitulado “Educação Museal e Patrimonial: Conceitos, Conexões e Reflexões”. O evento acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, respectivamente, no Museu de Arte Moderna de Resende, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico da cidade.

32.cidades.‘educação museal e patrimonial’.2.tatiana.cyntiafreitas

A museóloga Tatiana explica que objetivo é de refletir sobre o Patrimônio que abrange os bens materiais e imateriais – Cyntia Freitas

Segundo Tatiana Avelino, no próximo dia 17, comemora-se o Dia do Patrimônio Cultural. “Essa data é uma homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, figura de destaque no cenário do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil. Em 1937, ele foi responsável pela criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente conhecido como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, explica a museóloga. Ela conta que o minicurso foi pensado nesta data com o objetivo de refletir sobre o Patrimônio que abrange os bens materiais e imateriais que possuem referências à identidade, à ação e à memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira. “Pretendemos pensar e conhecer a educação em museus de um modo geral e, em particular, a educação voltada para o patrimônio, buscando semelhanças e/ ou diferenças entre a Educação Patrimonial e a Educação Museal, aprimorando conceitos, descobrindo conexões e discutindo sobre elas. Vamos considerar também sobre a importância de promover a cidadania e celebrar a diversidade cultural do nosso país e de nossa região por meio dessa ação educativa para o patrimônio”, destaca Tatiana.

A idealizadora do evento informa que o público alvo são estudantes das graduações de Turismo, História e Artes da região. Ao todo são oferecidas 35 vagas. Ela comenta que o mini curso é uma produção independente. “É uma atividade apresentada por mim ao Iphan como requisito parcial à obtenção do grau de mestre em Preservação do Patrimônio Cultural”, explica.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15 – 14 horas – Abertura e às 14h30min, palestra com o tema “Conceito de Museus – Exibição de vídeos sobre a História dos Museus e a Trajetória dos Museus de Arte”, com Tatiana Avelino, museóloga, especialista em Gestão Pública e mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan. Às 15 horas, palestra com o tema “A história do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, com o professor e historiador, Angelo de Paula, especialista em Museografia e Patrimônio Cultural e mestre em História pela UFRRJ, coordenador do Arquivo Histórico Municipal. Às 16h30min, palestra sobre “Educação Museal – Ações Educativas nas Instituições Museológicas”, Tatiana Avelino.

Dia 16 – 10 horas, palestra com o tema “Entendendo o que é Patrimônio Cultural”, professor doutor, Ulisses Coli, graduado em História, mestre em História Social Universidade Severino Sombra, doutor em História Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor da rede estadual do Rio de Janeiro e tutor presencial do curso de Licenciatura em História do CEDERJ (UNIRIO) no Polo Resende, onde trabalha com as disciplinas de História e Documento, Teoria da História e Historiografia Contemporânea. Às 11 horas, palestra sobre “Instrumentos de Preservação do Patrimônio”, professora Thaís Motta. Arquiteta e urbanista (UFRJ), especialista em planejamento e gerenciamento e obras civis (NPPG/ UFRJ), mestre em projeto e patrimônio (PROARQ/UFRJ) e doutoranda em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/ UNIRIO). Coordenadora e professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estácio de Sá – Resende e ex-professora do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes. Meio-dia, almoço. Às 14 horas, palestra com o tema “A trajetória das Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio”, professora Luiza Rodrigues, artista plástica e arte-educadora, mestre em Ciência da Arte pela UFF; pós-graduada em Gestão Cultural pela UERJ, graduada em Artes Plásticas e Design na UFJF. Trabalhou com conservação e restauro no Museu Mariano Procópio e no MAMM em Juiz de Fora/MG. Às 15 horas, palestra sobre “Educação patrimonial e a percepção sensível e afetiva do espaço urbano na constituição de pertencimento e memória coletiva”, com a professora do IFRJ, campis Resende, Takna Formaggini. Licenciada em Artes Cênicas (UNIRIO) e especialista em Arte Educação (UCAM). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas / Teatro e Espaço Público (UFF). Coordena o Laboratório de Extensão em Teatro (Labex_Teatro) e o projeto de pesquisa “Devorando a Cidade: arte, cultura e experiência no espaço público”, ambos na cidade de Resende, RJ. Já às 16h30min, Debate Educação Museal X Educação Patrimonial.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos