>
a voz da cidade 970 x 150 px

DEBATE TEMÁTICO BARRA MANSA – Que medidas pretende tomar para melhorar o atendimento na rede de saúde pública municipal?

Por Carol Macedo
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

ALCIO PEREIRA 

Foto: Divulgação

-As políticas públicas de saúde devem primar para a prevenção da doença, e não só para tratar os doentes. Assim, as nossas propostas para a saúde serão prioritariamente preventivas e executadas com essa prioridade.

– Fazer uma gestão inteligente com o uso da tecnologia da informação avançada, construção, reforma ou ampliação da infraestrutura atual.

– Através de verbas do Governo Federal, implementar o Programa SAÚDE NA HORA, que viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde da Família (USF) e UNIDADES BÁSICAS DE SAÚD (UBS), pois assim poderei estender o atendimento dos postos de saúde até às 22 horas.

– Vou manter abertos 24h  por dia, 4  postos de saúde em locais estratégicos de Barra Mansa, que possam atender a população local e dos distritos.

– A Vigilância Ambiental atuará preventivamente no combate à dengue e outras doenças e também zoonoses. A Saúde Mental terá uma atenção especial, bem como vamos implantar a UTI NEONATAL.

– Barra Mansa precisa melhorar e dar atenção integral à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, com DST/AIDS/HEPATITES, virais, LGTB, doenças crônicas, respeitando suas especialidades.

– Melhorar, ampliar e aparelhar melhor o HOSPITAL DA MULHER, aumentando o número de especialidades médicas.

REESTABELECER A ENTREGA DE MEDICAMENTOS, e criar o serviço de entrega dos medicamentos nas casas dos usuários com dificuldades de locomoção, bem como disponibilizar e efetuar rapidamente os exames médicos solicitados

DESAPROPRIAR O HOSPITAL MENINO JESUS DE PRAGA, NO ANO BOM, PARA ALI SER UM HOSPITAL MUNICIPAL, sendo que este projeto que é nossa proposta, de tão boa que está sendo copiado por muitos candidatos, o que me deixa feliz, pois demonstra que meu plano de governo é o melhor para Barra Mansa.

 

BRUNO MARINI 

Foto: Divulgação

 O nosso sistema de saúde precisa, urgentemente, de foco para a rede de atenção básica, ou seja, os postos de saúde, que devem estar devidamente equipados e com profissionais para atender a demanda da população no tocante a prevenção à doenças. Meu candidato a vice é médico do SUS e afirma que, se cuidarmos das pessoas perto de casa, estaremos desafogando os hospitais, destinados à urgência e emergência.
Queremos ampliar o cadastro (hoje de 81 mil, para 160 mil usuários), nas 42 unidades de saúde básica de Barra Mansa. Com isso, vamos ampliar o repasse de verba federal em 5 milhões/anos, cujo recurso será utilizado no treinamento, contratação de médicos especialistas, equipamentos modernos e valorização do profissional da saúde, com foco na qualidade de vida da nossa população.

 

CAPITÃO DANIEL ABREU

Foto: Divulgação

 

O candidato não respondeu ao tema da semana até o fechamento desta edição

 

JACKSON EMERICK 

Foto: Divulgação

A saúde pública de Barra Mansa está abandonada. Nas minhas caminhadas pelos bairros e distritos tenho encontrado pessoas sofrendo por falta de remédios nos postos, falta de consultas com especialistas e aguardando cirurgias há anos. A Atenção Básica é uma das áreas que está mais abandonada. Vamos trabalhar com rigor para implantar 100% de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) no município e favorecer o modelo NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) com presença de fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e outras especialidades. Também vamos reestruturar o atendimento odontológico, implantando 13 novos serviços de odontologia nos PSF’s.

Vamos informatizar todos os PSF’s para dar maior interação com a Secretaria de Saúde e criar o Aplicativo Saúde Já, para que os usuários possam agendar suas consultas e exames de forma automatizada a partir do próprio celular. Vamos também fortalecer o programa de atendimento domiciliar para os pacientes acamados e doentes crônicos, e reestruturar o Centro de Especialidades Médicas, fazendo funcionar com médicos em todas as especialidades.

As Policlínicas vão passar a funcionar até às 22 horas, com o objetivo de fortalecer a atenção básica e desafogar o Pronto Socorro da Santa Casa e as UPA’s.  O Hospital da Mulher será reformulado, para oferecer atendimento integral às mulheres em várias especialidades. Também vamos criar o Centro de Exames e Imagens do Município, para dar maior comodidade aos pacientes e agilizar a realização de exames, com aparelhos modernos de Ultra Som, Raio X, Tomografia, Mamografia, Endoscopia, Ressonância Magnética, e outros diagnósticos por imagem, e com equipe multidisciplinar para auxiliar na avaliação dos casos clínicos.

Vamos melhorar a nossa parceria com a Santa Casa, mas também vamos buscar recursos para construir um Hospital Municipal. Uma cidade como Barra Mansa não pode continuar dependente de apenas um hospital atendendo pelo SUS.

E vamos investir também no servidor da Saúde criando um Plano de Cargos, Carreiras e Salários específico para a categoria e investir na qualificação constante.

 

PAULO CÉSAR ALVES, O PC

Foto: Divulgação

 

Nosso principal projeto na área de saúde é a viabilização do primeiro hospital municipal de Barra Mansa, desafogando assim o atendimento da Santa Casa. Porto Real, Piraí, Pinheiral e Rio Claro são cidades com menos de 30 mil habitantes, mas que possuem o seu próprio hospital municipal. Não se justifica Barra Mansa, com quase 200 mil habitantes, continuar nesta situação.

Realizaremos um estudo técnico para verificar o que é mais vantajoso para o município: A desapropriação do prédio do antigo hospital Menino Jesus de Praga (No bairro Ano Bom) ou a construção de um novo prédio, em outro local da cidade. A reforma ou construção do novo hospital se dará com recursos extraorçamentários. Já o custeio, será realizado em grande parte com os recursos hoje encaminhados para o atendimento do SUS, pela Santa Casa.

Iremos disponibilizar o atendimento 24horas em alguns postos de saúde da cidade, desafogando assim o atendimento de urgência das UPAs. Os bairros Colônia Santo Antônio e Vista Alegre estão entre os bairros que receberão os postos 24 horas.


Vamos reabrir a UPA da Região Leste (24 horas). Cobrarei, pessoalmente, o cumprimento da carga horária de TODOS os funcionários dos postos de saúde. Atuarei com rigor!

A saúde pública de Barra Mansa realmente está muito aquém do que poderia estar. No meu entender, o maior problema na área de saúde pública no nosso município é a má gestão dos recursos públicos. Gasta-se mal, gasta-se com questões supérfluas, além da terceirização do serviço, que consome boa parte dos recursos públicos que poderiam estar sendo revertidos em favor da população.

Em nosso governo a Saúde Pública de Barra Mansa vai sair do aluguel e vai morar na casa própria.

 

PETTERSON MAGNO 

Foto: divulgação

Nós do PSOL Barra Mansa acreditamos e priorizamos a saúde pública no nosso plano de governo. Para tanto, consideramos uma gestão de saúde de comprometimento com todos os cidadãos e que valorize os servidores públicos municipais do setor. O governo Rodrigo Drable agiu com total descaso na área da saúde ao longo dos últimos quatro anos e houve diversas denúncias e irresponsabilidades com a gestão da saúde no nosso município.

No sentido contrário da gestão atual, nós sabemos da importância de passar a existir um hospital público em Barra Mansa e temos como uma de nossas propostas a municipalização do prédio onde funcionava o antigo Hospital Menino Jesus de Praga, que já conta com parte de uma infraestrutura hospitalar, o que facilitará a implantação de um hospital municipal que atenderá inteiramente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também temos como proposta:

  • Reforma das UBSF’s do município, priorizando os que estejam mais precários.
  • Equipar e aparelhar o Hospital da Mulher, ampliando o atendimento deste para todas as mulheres com todas as especialidades;
  • Garantir que a Farmácia Popular esteja sempre abastecida com medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas;

Essas são só algumas de nossas propostas, que certamente trarão melhorias no atendimento da população barra-mansense. Todo o programa de governo está disponível no site www. pettersoneeliza50.com.br e o link está na biografia de @petmagnopsol em rede social.

 

PROFESSORA CLARICE

Foto: Divulgação

 

Nosso programa de governo prevê que a saúde é direito de todos e é dever do Estado. Temos uma concepção diferenciada de saúde. Entendemos que a saúde envolve fatores biológicos, ambientais, culturais e sobretudo socioeconômicos. Esta concepção leva à

ideia de que a distribuição das doenças na população dá-se de forma

desigual entre os diversos segmentos que compõem a sociedade. Assim, a intervenção do nosso Governo nas Políticas de Saúde, orienta-se pelos direitos de cidadania e equidade social.

Lamentavelmente, temos um governo federal que desinveste em saúde.

Foi no governo Temer, após golpe que tirou Dilma, que foi criada a PEC 95, ou PEC do teto do gasto. O governo Bolsonaro, apoiado por vários candidatos à prefeitura de BM, também acha que pode impor um orçamento menor na saúde e na educação em 2021. Para nós que estamos aqui na ponta, nos municípios, esse modelo de governança nos atinge e aponta para a deterioração dos serviços, em especial na rede pública, que se encontra sucateada. São muitas as reclamações da população por falta de leitos, exames diagnósticos, clínica dentária, faltam médicos, postos de saúde. Nossa gestão tem compromisso com a saúde e trabalharemos para implementar o Hospital Municipal. Lembrando que o único hospital municipal que temos em BM, a maternidade Teresa Sachi, foi construída quando o PT governou essa cidade. Iremos trabalhar com transparência, buscando parcerias com esferas de governos para implementar o programa de médicos recém formados pelo sistema FIES de forma que o trabalho deles custeie o pagamento da dívida. Iremos humanizar o atendimento dos agentes da saúde, para que a prevenção seja feita e, sobretudo, iremos valorizar o servidor público da saúde, construindo e implementando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, priorizando o concurso público.

 

RODRIGO DRABLE 

Foto: Divulgação

Às vezes, é necessário olhar pra trás para vermos o ontem, enxergar o hoje e projetar o amanhã. Em 2017, todos os postos de saúde estavam fechados, nenhum exame preventivo foi feito. Nesse mesmo ano morreram inúmeras mulheres com câncer, porque não passaram pelo procedimento. As duas UPAs estavam fechadas. Essa era a fotografia da saúde em Barra Mansa. Nós conseguimos reabrir o Pronto Socorro, colocar a UPA do Centro para funcionar e o nosso SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) foi avaliado pelo Ministério da Saúde como o quarto melhor do Brasil. Conseguimos também inaugurar uma clínica de hemodiálise que é nossa, com uma qualidade tremenda. Os nossos serviços de cardiologia, oftalmologia e oncologia têm se tornado referência para 19 cidades. Quando nós iniciamos no governo, pessoas de Barra Mansa eram atendidas em outras cidades. Hoje, são as outras cidades que disputam atendimentos em Barra Mansa, porque conseguimos requalificar nossa saúde. Eu não posso dizer que a saúde está perfeita, pois está muito longe do que eu quero, mas também está muito distante do que era e isso é uma conquista que temos que ter muito orgulho. Agora, com a Covid-19, Barra Mansa conseguiu captar mais recursos do que as outras cidades, pois produziu mais do que elas. Isso não é uma dádiva, mas sim reconhecimento. Estamos em um estágio de informatizar a rede de saúde. A informatização da rede gera economia, eficiência e salva vidas. É esse pensamento que temos que ter. O SUS tem um modelo maravilhoso, funciona em pouquíssimos lugares, mas aqui em Barra Mansa estamos conseguindo fazer com que ele se encaixe. A saúde só melhora quando todo o sistema é valorizado, em todas as suas etapas, mas principalmente quando nossos profissionais da saúde recebem em dia e aqui em Barra Mansa temos conseguido manter o fluxo. Vale a pena dizer sempre o que gastamos. Hoje, gastamos na UPA a metade do que se gastava há quatro anos, sendo que atendemos oito vezes mais. Isso é mérito de uma equipe que está economizando dinheiro público para que o menos atenda mais.

 

THIAGO VALÉRIO 

Foto: Divulgação

Há em Barra Mansa uma desordem administrativa e desequilíbrio financeiro quando falamos investimentos em saúde. A porta de entrada dos sistemas de saúde é a atenção básica e na nossa cidade a cobertura alcança 85% da população. Dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) apontam que a prefeitura investiu em 2019 o valor de R$ 777,58 per capita, ocupando a última colocação entre todos os municípios do Médio Paraíba. Esta ainda na última colocação na região quando é avaliada a aplicação dos gastos com pessoal próprio (19,31%). Mas, ocupa a primeira colocação em outro dado. É o município que mais terceiriza a sua saúde, o que não deveria acontecer.

A baixa capacidade de investimento, o excesso de terceirização e a ausência de tecnologias de informação, limitam a eficiência das ações em saúde pública, dificultam o acesso da população barra-mansense que depende do sistema único de saúde, ou seja cerca de 60% das pessoas.

Temos 38 propostas em nosso plano de governo nessa área. Elas giram em torno da garantia da transparência dos gastos, o que não existe atualmente, aponta para implantação de novas unidades, a valorização do profissional de saúde e a ampliação de acesso aos serviços SUS, garantindo a todos UMA SAÚDE DE VERDADE!

A primeira coisa é inverter essa lógica atual ERRADA para a CORRETA que é oferecer mais serviços e terceirizar menos. Pretendemos ainda reestruturar as unidades de saúde em três grandes redes: de grande porte em macro regiões; de médio porte com atendimento clínico e horário estendido; e em outras de pequeno porte na área urbana e rural. É importante ainda ampliar o pronto-socorro da Santa Casa, aumentando sua capacidade de atendimento pelo SUS, já que as demandas de saúde não param, até que tenhamos condições de termos nosso hospital municipal. E pensamos em fazer isso também na Região Leste, que concentra milhares de moradores. Conheça nosso plano de governo no site http://thiagovalerio.com.br/.

 

TUCA 

Foto: Divulgação

O candidato não respondeu ao tema da semana até o fechamento desta edição

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos