RESENDE
A Secretaria Municipal de Educação dará início na quinta-feira, dia 25, ao curso de libras, projeto de inclusão social que vai contemplar 80 pessoas. A aula experimental será promovida por meio de uma plataforma digital. O curso terá a duração de 18 meses, sendo dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado.
A administração municipal recebeu 362 inscrições para o curso de libras, que oferecia, no entanto, o total de 80 vagas. Metade das vagas foram destinadas a profissionais que atuam na rede pública municipal de ensino. O restante das vagas destinadas a demanda social como os familiares de surdos, profissionais públicos e demais profissionais que atuam no município.

As atividades vão orientar profissionais da rede e atender a demanda social – Divulgação
Além das aulas de libras, a prefeitura também oferece um curso de Braille, que segue as mesmas diretrizes e política de vagas do curso de libras. A duração do Braille, no entanto, é de seis meses, sendo concluído por plataforma digital ainda em 2021. “O objetivo dos cursos é fazer com que Resende se torne uma cidade cada vez mais inclusiva. É essencial que cada vez mais pessoas consigam se comunicar com alguém que tenha algum tipo de deficiência visual. O município já oferece essas vagas há alguns anos, mas, por conta da pandemia, foi necessário fazer a adaptação para o meio digital. Houve muita procura e ficamos felizes com isso”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.