BARRA MANSA
A cidade de Barra Mansa receberá, no próximo dia 20 de novembro, a Feira Afro de Barra Mansa, um evento especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. A programação terá início a partir das 14 horas, no Corredor Cultural, localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro. A iniciativa valoriza a diversidade cultural afro-brasileira e promove atividades para todas as idades.
A Feira contará com uma programação variada, promovendo manifestações tradicionais de grande representatividade para a cultura afro. Entre as atrações, o público poderá aproveitar: Desfile Afro; Roda de Capoeira; Espaço Kids e Contação de História; Dança Afro; Maracatu; Samba e Jongo.
Como destaque gastronômico, o evento oferecerá uma grande feijoada preparada no fogão a lenha, convidando o público a vivenciar também os sabores da cultura afro-brasileira, com a degustação de acarajé.
A realização é da Organização e Integração de Conscientização Negra (OICN) que traz Identidade, Cultura e Negritude. Esse ano o evento recebeu apoio Ministério da Cultura através da Lei Aldir Blanc e Prefeitura Municipal com destaque para o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppip e Gerência de Igualdade Racial (Gepir).
A feira reforça o compromisso com a promoção da ancestralidade, do reconhecimento e da valorização das contribuições negras na formação da sociedade brasileira. Silvana de Carvalho, presidenta da OICN, explica que essa é a 11ª Edição da Feira Afro em Barra Mansa, sempre realizada no Dia Da Consciência Negra.“Para nós, povo preto essa é uma data festiva. Dia de celebrar nossa resistência, nossa cultura. Dia de homenagear o Líder Negro Zumbi dos Palmares. A Feira Afro de Barra Mansa promete um dia de celebração coletiva, memória, resistência e alegria, reunindo famílias, artistas, empreendedores e toda a comunidade em um espaço de acolhimento, cultura e identidade”, finalizou destacou Silvana.