RESENDE
A Cultura Nordestina é o tema deste mês da exposição do projeto “Arte na Capa” promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A mostra intitulada “Sabores Musicais do Nordeste” é em comemoração ao Dia da Cultura Nordestina e pode ser visitada até o próximo dia 31, no Museu da Imagem e do Som (MIS), sempre de segunda a sexta-feira, do meio dia às 18 horas. O MIS fica na Rua Dr. Luiz da Rocha Miranda, no Centro Histórico da cidade.
O projeto conta com 27 capas de LP’s de diversos artistas para celebrar o Dia da Cultura Nordestina. Entre os cantores lembrados pelo “Arte na Capa” estão Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho e Alceu Valença. A mostra é ainda uma forma de homenagear o artista Luiz Gonzaga, que faleceu em 2 de agosto de 1989. O artista é conhecido como “Rei do Baião” e um dos principais símbolos da cultura nordestina.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) retornou com suas atividades, porém seguindo todas as determinações de segurança e distanciamento social para que não tenha aglomeração de pessoas. Segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda para a entrada no MIS é obrigatório o uso de máscaras durante a visitação e também a higienização constante das mãos com o álcool.
PROJETO
O projeto “Arte na Capa” consiste em exposições mensais e temáticas do acervo do MIS de capas de discos de vinil. A última foi em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Além de divulgar o acervo da instituição, o “Arte na Capa” tem como objetivo apresentar variados artistas nacionais e internacionais. Além disso, o projeto também busca valorizar os criadores das capas (chamados de capistas), fotógrafos, artistas gráficos e designers responsáveis pela idealização das mesmas.