VOLTA REDONDA
O carnaval de Volta Redonda foi regado de bastante sossego, mas quem optou não viajar e ficar em casa pôde acompanhar a programação de feriado pela cidade, inclusive nos shoppings, que realizaram uma programação variada para animar, principalmente, o público infantil. Por outro lado, teve quem deixou o município, mas não foi para passar horas de sombra e água fresca, não! Os integrantes do bloco da terceira idade de Volta Redonda foram suar suas camisas, quer dizer, suas fantasias, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
O Shopping Park Sul realizou entre os dias 22 e 5 várias atividades para toda a família. Todas as atrações foram gratuitas, mas os organizadores estimularam ao longo dos dias doações de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Volta Redonda e de ração, para os animais atendidos pelo Instituto Aline Rangel.Entre as atrações, teve workshop de maquiagem de carnaval com Bruno Chio; Park Folia Pet – com desfile de fantasia Pet; Julinho Marassi e Gutemberg; Silvio Nogueira Trio; Baile da Mari Acústico; Bailinho Infantil com DJ, desfile de fantasia e os personagens favoritos das crianças.
Já o Sider Shopping, do dia 2 ao dia 5, realizou um bailinho infantil. A atividade contou com recreadores, DJ, pintura de rosto, batalha de confete e cortejo com bandinha. “Vim na matinê com minha esposa e minha filha. Aproveitamos bastante e aprovamos a iniciativa, pois além de ser um ambiente familiar, é bem seguro trazer seu filho para um lugar fechado, longe da confusão nas ruas”, disse o design, Junior Oliveira, de 42 anos.
BLOCO DA VIDA ESTREIA NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ
O Carnaval 2019 ficará marcado na história de Volta Redonda como o ano em que o maior bloco voltado para a terceira idade do país, o Bloco da Vida, encontrou o maior palco do samba no Brasil, a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, o encontro inédito foi possível por meio do convite da Escola de Samba Império da Tijuca que, neste ano, trouxe o tema ‘Império do Café, o Vale da Esperança’, em homenagem à região Sul Fluminense.
Em nota, a prefeitura contou que 60 do Bloco da Vida saíram de Volta Redonda, no final da tarde de sábado, 02, rumo ao Rio de para desfilar na madrugada de domingo, dia 3, pela escola do Grupo de Acesso (A) Império da Tijuca.
Eles formaram toda a ala ‘Indústria Automobilística’, que compõe a harmonia da escola de samba. O prefeito Samuca Silva foi conferir de perto a animação dos foliões e desejar sorte durante o desfile. “Essa participação é um marco na história do bloco e um prêmio para as pessoas que se dedicam ao Carnaval. Além disso, se a escola vai homenagear a região, Volta Redonda não poderia ficar de fora”, afirmou.
A secretaria de Cultura, Aline Ribeiro, acredita que a participação no desfile da Sapucaí é a valorização do trabalho do bloco e da terceira idade no município. “Vamos mostrar esse lado cultural de Volta Redonda que algumas pessoas ainda não conhecem”, disse, desejando que as pessoas aproveitem a oportunidade e se divirtam com essa nova experiência.
A coordenadora do Bloco da Vida. Fátima Martins, afirma que o desfile no Carnaval do Rio coroa um trabalho de mais de 20 anos. “Mostramos arte, emoção, animação, alegria de viver e muita superação. Eu, que nunca vi de perto um desfile na Sapucaí, agora vou desfilar na avenida. É muita alegria e ansiedade”, disse a coordenadora, que juntamente com o carnavalesco Paulo Bernardo, vai de diretora de ala para acompanhar os idosos.