CPI da Câmara de Quatis que investiga Hospital São Lucas retoma trabalhos após decisão judicial

Comissão apura possíveis irregularidades na aplicação de verbas públicas pela APAMIQ

Por Carol Macedo
a 56 politica cpi da câmara de quatis retoma trabalhos após decisão judicial divulgação

QUATIS 

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada pela Câmara de Vereadores para apurar possíveis irregularidades na aplicação de verbas públicas pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Quatis (APAMIQ), foram retomados após decisão da Vara Única da Comarca de Porto Real e Quatis, por meio da juíza Priscila Dickie Oddo, que revogou um mandado de segurança.

A APAMIQ havia impetrado a ação alegando ilegalidades na abertura e condução da comissão no mês de junho, como ausência de fato específico a ser investigado, prazo considerado reduzido para entrega de documentos, cobrança elevada para acesso aos autos e suposto impedimento de vereadores por interesse pessoal. A entidade também apontava que a CPI seria uma retaliação a desentendimentos anteriores com parlamentares.

Em liminar, a Justiça chegou a suspender os trabalhos da CPI e determinou que fosse garantido à associação o acesso integral aos autos sem custos excessivos.

Nos autos, o Legislativo defendeu a legalidade da comissão e ressaltou a gravidade das denúncias envolvendo o Hospital São Lucas, como atraso no pagamento de médicos e enfermeiros, falta de insumos e falhas no atendimento. A Câmara sustentou ainda que os prazos e diligências estavam dentro da legalidade e que não havia impedimento dos vereadores.

A juíza Priscila Dickie Oddo concedeu parcialmente a segurança. Ela confirmou o direito da APAMIQ de ter acesso irrestrito e gratuito aos autos da CPI, com possibilidade de digitalização ou, alternativamente, mediante pagamento apenas dos custos reais de reprodução.

A magistrada revogou a suspensão da CPI, permitindo a imediata retomada dos trabalhos. A decisão considerou que não ficou comprovado interesse direto dos membros da comissão nem prejuízo concreto que justificasse a anulação da investigação.

Essa decisão ocorreu no início do mês de setembro e, desde então, a comissão está ouvindo testemunhas. Fazem parte os vereadores Leandro Sant’Anna como presidente; a relatora Marcela Fonseca; e o membro Rogério Oliveira. “Cumpre esclarecer que a CPI é instrumento constitucional previsto no art. 58, §3º, da Constituição Federal, dotado de natureza inquisitiva, e não se confunde com processo judicial. Nessa fase, não se aplicam integralmente os princípios do contraditório e da ampla defesa, mas sim o dever de coleta de informações e provas para posterior encaminhamento aos órgãos competentes. Essa característica foi expressamente reconhecida na decisão judicial que autorizou a continuidade dos trabalhos da Comissão”, disse o presidente da CPI.

Segundo ele, o Hospital São Lucas tem trabalhado para obstruir os legítimos trabalhos da comissão e o papel do Legislativo é averiguar denúncias envolvendo recursos públicos. “Diante de graves denúncias envolvendo atrasos no pagamento de profissionais da saúde, falta de insumos essenciais e falhas no atendimento, fatos confirmados por depoimentos de diversas testemunhas ouvidas até o momento. Tais indícios demandam apuração rigorosa e transparente, em respeito à população de Quatis e ao uso responsável do dinheiro público”, aponta o vereador Leandro Sant’Anna.

Nesta terça-feira, 23, acontecerá mais uma oitiva. A presidente da associação foi convocada, mas não compareceu a primeira vez. Ela foi novamente convidada na reunião às 16 horas.

O presidente disse que a expectativa é que a CPI termine seus trabalhos em dezembro.

DEFESA

A defesa da APAMIQ informa que entrou com recurso com pedido de efeito suspensivo imediato e que aguarda a posição da Justiça.

 

Legenda: Marcela Fonseca, Leandro Sant’Anna e Rogério Oliveira integram a CPI

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos