BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 30, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para autistas com idade acima de 18 anos. A aplicação do imunizante ocorreu em uma tenda mais afastada para garantir um atendimento especial ao grupo.
Os demais pontos de vacinação atenderam diabéticos e profissionais da educação com idades entre 55 e 59 anos, gestantes a partir da 16ª semana e pessoas com a segunda dose da AstraZeneca já agendada. As ações ocorreram no Parque da Cidade.
Visando evitar aglomerações, foi mantido o atendimento em três horários: de 8 horas ao meio-dia para os nascidos de janeiro a abril; de meio-dia às 16 horas para nascidos de maio a agosto; e das 16 às 20 horas para nascidos de setembro a dezembro. Além do sistema drive-thru, pedestres puderam receber a dose na ‘Tenda da Vacina’.
A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado, acompanhou a vacinação e revelou o objetivo de um atendimento exclusivo aos autistas. “Tivemos o cuidado de fazer uma tenda mais distante do local onde ocorre o drive, devido à possibilidade de causar agitação a eles por conta do barulho e movimentação”, explicou a gerente.
Deise da Silva acompanhou seu filho Victor Hugo da Silva, de 19 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista e aprovou o atendimento recebido pelo jovem. “Fiquei muito feliz com essa organização prioritária para eles. Todos foram muito bem atendidos. Os profissionais dão toda atenção e carinho que eles precisam”, comentou.
Para receber a vacina, é indispensável à apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro. Para os profissionais de educação é necessário apresentar o último contracheque. Diabéticos devem estar munidos do laudo médico ou declaração da enfermeira do posto de saúde, junto com a receita médica que comprove a diabetes. Gestantes precisam do cartão pré-natal e autistas devem apresentar o laudo médico.