COSTA VERDE
A Costa Verde apresentou redução significativa nos crimes nos primeiros oito meses de 2025, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os roubos de veículos despencaram 87,5%, passando de 16 para dois casos, enquanto os roubos de rua caíram quase pela metade, de 68 para 35 ocorrências.
A região, que inclui Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Mangaratiba e Itaguaí, também registrou diminuição de 66,7% nas tentativas de feminicídio. O número de mortes por intervenção policial caiu de 21 para sete, o menor índice desde 2016.
O governador Cláudio Castro atribuiu os resultados aos investimentos em segurança pública, com reforço no policiamento, tecnologia e equipamentos modernos. “Nossa gestão já fez o maior investimento em segurança pública da história. Nossas tropas estão mais protegidas e preparadas. A entrega de novas viaturas semiblindadas e o uso de drones têm salvado vidas e garantido mais proteção à população”, afirmou.
Até o fim do ano, 758 novas viaturas serão entregues à Polícia Militar, totalizando 1.714 veículos adquiridos desde 2022. O governo investiu mais de R$ 4,5 bilhões em reformas de unidades, equipamentos de inteligência e tecnologias, como câmeras corporais, drones e reconhecimento facial.
Castro ressaltou ainda que o interior recebeu atenção especial, com batalhões da Costa Verde equiparados às unidades da capital.
Outros indicadores positivos na região: Roubo em estabelecimento comercial: queda de 66,7% (seis para dois casos); Roubo a residência: redução de 60% (cinco para dois casos); Recuperação de veículos: aumento de 25,5% (51 para 64 veículos).
Recentemente, o governo anunciou a implantação da base do Segurança Presente em Mangaratiba e a chegada de 20 viaturas semiblindadas para o batalhão de Angra dos Reis, que atende toda a região, incluindo Mangaratiba.