>
a voz da cidade 970 x 150 px

Costa Verde e Agulhas Negras registram boa ocupação hoteleira para feriadão prolongado

Levantamento feito pela Associação Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) apontou que a procura por hotéis e pousadas no interior do Estado do Rio de Janeiro está em alta

Por Franciele Aleixo
turismo angra dos reis foto luis fernando lara(6)
bnr am aniv resende 970x150

COSTA VERDE/AGULHAS NEGRAS

As principais cidades turísticas da Costa Verde e Agulhas Negras estão preparando os ajustes finais para receber os turistas neste feriadão prolongado que começa a partir de sexta-feira, dia 15, Proclamação da República. Com o mega feriado na cidade do Rio de Janeiro que começa dia 15 e vai até o dia 20, Consciência Negra, por conta da realização do G20, os locais estão na expectativa de receber um grande número de turistas nos próximos dias.

Em Angra dos Reis, a de acordo com a TurisAngra, a taxa de ocupação dos hotéis na cidade já ultrapassa 90% para o período, com alguns estabelecimentos registrando 100% de lotação. Altos números também na região das Agulhas Negras, o feriadão promete ser muito bom para a rede hoteleira da região de Visconde de Mauá, composta pelas Vilas de Mauá, Maromba e Maringá (que abrange os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais). Prova disso, que a taxa de ocupação da rede hoteleira composta de mais de três mil leitos já passa dos 90%, de acordo com a Região de Visconde de Mauá – Convention & Visitors Bureau (Mauatur), entidade que representa o setor comercial e turístico da localidade.

Em Itatiaia, a Secretaria de Turismo do município, informou que, até o início da manhã desta segunda-feira, dia 11, o índice de ocupação dos leitos na rede hoteleira estava em torno de 72%. “Os números indicam que a média da taxa de ocupação dos leitos dos hotéis vai permanecer nos patamares dos anos anteriores, que sempre gira em torno de 90%”, informou a Secretaria. Os destinos turísticos de Itatiaia mais procurados são Parque Nacional do Itatiaia, e a Colônia Finlandesa do bairro Penedo.

De acordo com o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, a expectativa é que o período tenha um impacto positivo na economia local, especialmente nos setores de hospedagem, alimentação e serviços turísticos, consolidando Angra dos Reis como um dos destinos mais procurados do estado do Rio de Janeiro nos feriados de fim de ano. “Neste ano tivemos poucos feriados prolongados, então, a procura para este foi com bastante antecipação. Todas as equipes estão mobilizadas, já há todo um esquema de ordenamento para receber os turistas e evitar que veículos piratas entrem na cidade. Gastronomia, hotelaria, comércio já estão todos preparados. Angra tem uma grande procura tanto para o feriado prolongado, tanto para o day use”, avalia.

A prefeitura de Angra reforçou a infraestrutura, segurança, limpeza e os serviços turísticos, assegurando que os turistas possam aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.  O movimento já começa nesta quarta-feira, dia 13, com a chegada do primeiro cruzeiro. “Estamos otimistas com a alta procura por Angra dos Reis durante este feriado prolongado. A cidade está preparada para receber esse volume de turistas, e estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir uma excelente experiência”, comenta.

Olichon cita que a temporada de cruzeiros vai até o dia quatro de abril. São 56 navios, podendo chegar a 62. “Cada navio tem sua capacidade, são esperados cerca de 230 mil turistas, só de navios.  Existe um estudo da Fundação Getúlio Vargas que diz que cada passageiro gasta em média, R$ 660 por dia, o que gera aproximadamente R$ 150 milhões para a cidade. Dinheiro esse que é do restaurante, da farmácia, do comércio, da feirinha, e não da prefeitura. O governo trouxe o cliente, toda a cadeia econômica gira e o comércio é quem ganha”, explica o presidente da TurisAngra, informando que estão programadas 30 paradas na Ilha Grande e outras 26 no continente. Ele também ressaltou que, para o Natal e o Ano Novo, a ocupação hoteleira já ultrapassa 90%, com previsão de atingir 100% nas próximas semanas. Para garantir uma recepção adequada ao grande fluxo de visitantes.


turismo angra dos reis foto luis fernando lara(3)

turismo angra dos reis foto luis fernando lara(9)

a voz da cidade 970 x 150 px

Frescor da serra

Segundo o diretor financeiro da Região de Visconde de Mauá – Convention & Visitors Bureau, Derek Sharp, a região se prepara para receber visitantes durante o feriado prolongado. Ele explica que neste feriado prolongado a ocupação da rede hoteleira está alta devido ao encontro da cúpula do G20 que vai reunir no Rio de Janeiro chefes de estado das principais economias do mundo, também participarão os países da União Europeia e a União Africana. O evento discute saídas financeiras e econômicas, além de desafios sociais e ambientais do planeta.  “Em contato com os associados, muitos relatam uma ocupação de três pernoites, demonstrando o forte interesse dos turistas. Este feriado atrai visitantes tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, onde não ocorre o evento G20 na capital Fluminense”, disse Derek.

Shark ainda informou que durante a estada na Região de Visconde de Mauá, os turistas terão vários atrativos para se divertirem, além da gastronomia local. “Os turistas terão a oportunidade de explorar a rica oferta natural da região, incluindo passeios por diversos pontos turísticos, além de visitas ao Museu dos Imigrantes no Hotel Bühler. A programação cultural também é um destaque, com atividades no Centro Cultural de Visconde de Mauá e no Teatro Vale Criativo. Além disso, a gastronomia local, com cerca de cem restaurantes e bistrôs, muitos premiados, promete proporcionar uma experiência culinária inesquecível”, disse o diretor, acrescentando que a “Região de Visconde de Mauá continua a se firmar como um destino de destaque, oferecendo uma combinação única de natureza, cultura e excelente hospedagem”, complementa.

34.cf.res.economia.região de visconde de mauá registra.1.leitos.divulgaÇÃo

34.cf.res.economia.região de visconde de mauá registra.1.tranquilidade.divulgaÇÃo

Hotéis do interior do Rio registram alta procura durante feriadão de novembro

Um levantamento feito pela Associação Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) apontou que a procura por hotéis e pousadas no interior do Estado do Rio de Janeiro está em alta, com estabelecimentos alcançando 100% de ocupação, com destaque para hotéis fazendas e resorts.

A maioria dos turistas são brasileiros, principalmente do próprio Estado do Rio de Janeiro, mas também há visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e até de países como Argentina e Chile.

Os perfis dos viajantes variam, incluindo casais, famílias e grupos, com uma faixa etária predominante entre 31 e 60 anos. Essa tendência reflete a busca por refúgio no interior durante feriados prolongados, valorizando o contato com a natureza e um ambiente tranquilo.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos