A quadra de esportes do bairro Morada do Vale, na região da Califórnia, em Barra do Piraí, recebeu no domingo, 22, mais de mil pessoas durante a realização da 2ª Copa de Caratê (Ikam), que foi organizada pelo Instituto Kokusai de Artes Marciais, em parceria com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte.
De acordo com a organização, 216 caratecas, com idade entre quatro e 65 anos, de 10 municípios do estado do Rio e de São Paulo, divididos em 190 categorias, se enfrentaram durante o torneio. Os três primeiros colocados de cada categoria subiram ao pódio e foram premiados com medalhas, que foram entregues pela vereadora de Volta Redonda, Rosana Bergone; Paulo Cezar Vieira, o Cezinha, vereador de Barra do Piraí; Ronaldo Anquieta, coordenador de projetos do Ministério do Esporte e representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), que prestigiou o evento, representando o Ministro do Esporte, Leandro Cruz.
Durante a competição, o público assistiu a apresentações de Judô, Jiu-Jitsu, do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte, do núcleo Verde Vale, apresentação de Balé, com alunas do Projeto Esporte e Cidadania do bairro Verde Vale e ainda demonstração de caratê do Programa Pelc, do bairro Califórnia, distrito de Barra do Piraí.
Silvio Penna, que além de professor de caratê, foi um dos organizadores, disse que a competição teve como objetivo divulgar o esporte e integrar as cidades. “Reunimos aqui crianças, jovens, adultos e idosos nas categorias masculinas e femininas. Com a competição, queremos divulgar mais este esporte e integrar as cidades”, disse o organizador, Silvio Penna, que também é professor de caratê do programa Pelc, no bairro Califórnia.
O representante do Ministério do Esporte, Ronaldo Anquieta, destacou todas as parcerias que o Governo Federal vem realizando em Volta Redonda e região com os programas esportivos. “Começamos com o Brincando com Esporte, com 500 crianças, trouxemos o Esporte e Cidadania para Todos, contemplando mais de mil jovens, realizamos a Corrida UFF, em dezembro, para 1,2 mil corredores e o por último, oferecemos o Pelc para 1,2 mil pessoas, com quatro núcleos, em Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí”, listou, completando que “esta parceria só é possível, pois nós contamos com o esforço e desenvoltura da vereadora Rosana Bergone. Com este trabalho, temos bons resultados”, discursou Anquieta.
A vereadora Rosana Bergone (PRTB) elogiou a organização da competição. “Fico muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento destas crianças e dos jovens, através do esporte. Vi aqui pessoas disciplinadas e bem orientadas. E isso me motiva continuar na luta para trazer o esporte para todos”, enfatizou a vereadora, aproveitando para agradecer ao Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense, por atender seus pedidos e beneficiar a região. “Quero agradecer ao Leandro Cruz, ministro do Esporte e ao Francisco Barreto, da UFF que, com estes projetos, conseguimos dar a muitas pessoas a oportunidade de praticarem um esporte e se socializarem mais”, destacou a vereadora.