PORTO REAL
As contas do prefeito Alexandre Serfiotis, do ano de 2022, tiveram parecer prévio favorável para aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A votação foi realizada na quarta-feira, 6, e o parecer aprovado por unanimidade pelo segundo ano consecutivo. O documento será enviado para análise final da Câmara de Vereadores.
“Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo, onde nosso objetivo inicial era de retomar o crescimento de Porto Real, e estamos conseguindo por isso em prática. Sempre com a benção de Deus realizaremos a implantação dos projetos e investimentos, buscando o desenvolvimento das áreas básicas e proporcionando o bem-estar da nossa população”, comentou o prefeito Alexandre Serfiotis, reiterando o compromisso da gestão para o uso consciente recursos do município.
A Secretária de Fazenda, Receita e Planejamento, Sueli Barquette Abrahão, explica que o município teve um superávit Orçamentário, ou seja, a receita arrecadada foi superior às despesas realizadas durante o ano em exercício. Sueli ainda destaca que os investimentos em saúde foram de 25,81%, quando o mínimo esperado é de 15%. Em relação aos investimentos em educação, Porto Real destinou 27,72% para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), quando o mínimo é de 25% dos impostos arrecadados; já o pagamento de profissionais da educação foi de 99,23% voltado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), sendo o mínimo 70%; e aplicação de 98,77% dos recursos do FUNDEB, acima do mínimo de 90%.