ITATIAIA
Alunos do curso de Libras do “Mãos em Movimento” idealizado pela Consultoria Especial de Projetos para a Assistência Social de Itatiaia, receberão nesta terça-feira, dia 19, seus certificados de conclusão. A entrega dos certificados acontece na Casa dos Conselhos, no Centro da cidade, a partir das 19 horas.
Durante as aulas, os 25 alunos, tiveram acesso a uma aprendizagem básica na Língua Brasileira de Sinais, numa formação didática inclusiva, permitindo aos formandos estabelecer uma comunicação por meio da língua de sinais.
De acordo com a coordenadora da Casa dos Conselhos, Alexandra Soares, os formandos são alunos das turmas de terça e quinta, nos períodos da tarde e noite, e de quarta-feira, à tarde e noite, orientados pela professora do curso de Libras, Susane Santos. Na entrega dos certificados, está prevista a apresentação do Hino Nacional, com a intérprete de Libras, Fabíola Loss.
“O objetivo da iniciativa foi propiciar aos participantes terem desenvoltura para se comunicar com pessoas surdas. Acredito que alcançamos plenamente essa meta”, afirma a coordenadora.
Desde 2002 o Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como um instrumento legal, considerando-a um meio de comunicação legítimo da comunidade surda, resultado de um longo processo de luta pela educação das pessoas surdas. Durante um bom tempo acreditou-se que apenas quem têm surdos na família ou que trabalham com eles precisavam aprender Libras. “Aprender a comunicação dos surdos é essencial para a inclusão de todos na sociedade. Quanto mais pessoas souberem Libras, maior será a capacidade de a população surda se comunicar, ser entendida e se expressar, tornando maiores as oportunidades no mercado de trabalho e em áreas de estudos, como universidades e escolas”, comenta Alexandra.