SUL FLUMINENSE
Durante a semana, secretários ligados à segurança pública de seis municípios se reuniram na sede da Secretaria de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João, em Volta Redonda, para debater a reativação do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense (Cisegci), que atualmente está inoperante. O encontro foi divulgado nesta quarta-feira, dia 31, pela prefeitura, e foi uma iniciativa do secretário municipal de Ordem Pública de Vota Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa. Estiveram presentes representantes de Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Pinheiral e Rio Claro. A importância da integração entre as forças de segurança das cidades vizinhas esteve em pauta.
O secretário defendeu que essa relação vai facilitar a comunicação e o combate a criminalidade; destacando que imagens de monitoramento dos acessos aos municípios poderão ser compartilhadas, alcançando resultados positivos na elucidação de crimes, por exemplo. Ele defende que a meta é tornar a região cada vez mais tecnológica e fomentar o fortalecimento da área de segurança pública, através de cursos de capacitação, melhorias das corregedorias, captação de recursos públicos, entre outros. “Até porque, o crime ultrapassa divisas e precisamos estar mais preparados para combatê-lo”, frisou Luiz Henrique.
A prefeitura explicou que o próximo passo para a reativação do Cisegci é apresentar a ideia aos chefes do Executivo dos municípios presentes à reunião, que “irão estudar a viabilidade de seu retorno, mas desta vez não teria custos aos cofres públicos das cidades envolvidas, uma vez que este foi um dos principais motivos para a sua desativação”, segundo o secretário da Semop-VR. “Vamos ajustar a legislação e adequar para que não haja gastos”, garantiu.
Outra proposta discutida na reunião diz respeito à troca de experiências e boas práticas entre as secretarias. O objetivo é: “promover o que deu certo em uma cidade, em outra”.
Estiveram presentes na reunião os secretários de Ordem Pública: de Quatis, Mateus Ponciano; de Barra do Piraí, José Luiz Brum; de Rio Claro, Tarcísio Silva dos Santos; de Porto Real, Jorge Luiz Porto Souza; além do superintendente de Ordem Pública de Resende, César Laurindo; diretor do Departamento de Ordem Pública de Pinheiral, Marcelo Ferreira; corregedor de Barra do Piraí, Lucas Silva; diretores Administrativo e de Trânsito de Itatiaia, Carlos Cesar de Paula e Edson Lamin, respectivamente; corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda, inspetor Valdo Rocha; subsecretário da Semop-VR, subtenente Amauri e coordenador do Ciosp, subtenente Alexandre.