>
728x90 vacina (1)

Conhecendo os candidatos a vice-prefeito – Barra Mansa

Por Carol Macedo
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

Alexandre Caneda (MDB) – candidato a vice de Jackson Emerick (Solidariedade)

Divulgação

Alexandre Caneda tem 46 anos e é nascido em Barra Mansa. Graduado e pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele é empresário do ramo de prestação de serviços e consultor empresarial, e morador do bairro Santa Maria 2 há mais de 30 anos. É a primeira vez que disputa um cargo público. Ele é presidente do Diretório Municipal do MDB. A carreira profissional de Alexandre Caneda começou aos 15 anos de idade, como office boy nas Lojas Zogbi, onde passou por vários cargos, como vendedor e gerente de vendas. Ele permaneceu por 15 anos na empresa. Também foi sócio-fundador da primeira cooperativa de crédito do Estado do Rio vinculada ao sistema Sicoob. Ele também foi gerente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barra Mansa no governo Roosevelt Brasil. Alexandre sempre participou ativamente de entidades assistenciais, comunitárias e sindicais de Barra Mansa. Participa da diretoria do Serviço de Obras Sociais SOS desde 2010, tendo ocupado o cargo de presidente no período de 2017 a 2018; atualmente é conselheiro fiscal licenciado. Também foi conselheiro fiscal da Santa Casa de Barra Mansa e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, de 2000 a 2004, e do Sicomércio, de 2000 à 2016 A candidatura a vice-prefeito foi motivada por ele acreditar no projeto de Jackson Emerick de união e diálogo, para que Barra Mansa tenha desenvolvimento econômico e social.

Cláudio Leite (Republicanos) – candidato a vice de Bruno Marini (PSD)


Nascido em Barra Mansa, mas registrado em Bananal/SP, o médico endocrinologista Cláudio Leite, 45 anos é o pré-candidato a vice-prefeito pela Coligação Prosperidade Barra Mansa. Casado com Patrícia Leite, com quem tem dois filhos, o médico mora em Barra Mansa desde 1999. Ele é católico e foi indicado pelo partido Republicanos. Cláudio é membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, desde 2010.  Formado pela Universidade Iguaçu (UNIG), tem 15 anos de profissão. Em Barra Mansa já foi diretor do Hospital da Mulher, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Gerência de Atenção Básica, além de atender como médico, concursado, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Em 2013, Cláudio recebeu o Título de Cidadão Barra-mansense. A experiência do médico Cláudio Leite, se une e fortalece o projeto, defendido por Bruno Marini, de um sistema de saúde pública de qualidade, com acesso ao atendimento humanizado, garantindo desde à prevenção ao tratamento da doença. Assim como Bruno, o médico defende investimentos na Saúde, com a valorização dos profissionais, melhoria nas condições de trabalho, com equipamentos adequado, acesso a exames, entre outros, garantindo a população Saúde Pública acessível a todos e de qualidade.

Dra. Emília (PDT) – candidata a vice de Tuca (PDT)

Divulgação

Emília Silva Nascimento, é baiana, da cidade de Ilhéus, aos três anos de idade mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. Em 1986 se casou veio para Barra Mansa, onde se graduou em direito, pela UBM, fez pós graduação de Estratégia e Planejamento em Política Sociais, no UniFOA, e Políticas Públicas sobre drogas, na USP, também é especialista e palestrante no Estatuto da criança e adolescente. Foi Conselheira Tutelar de 1998-2004, sendo um dos primeiros conselhos do município. É uma das fundadoras da ONG Sementes do Amanhã, que abrigava meninas usuárias de crack, trabalhava com jovens de 14-24 anos na aplicação de cursos profissionalizantes. Atuou três anos no abrigo de atendimentos para crianças e adolescentes usuários, na Prefeitura do Rio de Janeiro, onde promoveu ações de prevenção e cuidados sobre drogas. Seus pontos como vice é abraçar mais a assistência social de Barra Mansa, criar coordenadorias voltadas para segmentos como da Mulher, do Idoso, da Criança e adolescente e Deficiente, promovendo ações e buscando verbas para a execução de trabalhos. “Nós queremos trabalhar com uma assistência renovada, empoderada, dando dignidade e cidadania para o nosso povo, precisamos retomar os trabalhos na política sobre drogas. Barra Mansa, é hora de renovação”, afirmou.

Eliza Campos (PSOL) – candidata a vice-prefeita de Petterson Magno (PSOL)

Divulgação

Eliza Campos, candidata à co-prefeita, é professora de Educação Física, Psicomotricista, Psicóloga, ex-Diretora do SEPE e possui vasto currículo acadêmico. É professora da rede pública em Barra Mansa e Volta Redonda e atua como psicóloga em consultório particular. No PSOL desde 2010, foi Conselheira do Fundeb entre 2008 e 2010, participou da construção do PCCS em Barra Mansa e da disputa pelo direito à eleição de diretores nas escolas municipais. Filha de uma professora aposentada da rede pública estadual, Eliza cresceu no ambiente que propiciou a valorização do ensino e dos trabalhadores da Educação, o que direcionou o seu trajeto: seguiu os passos da mãe e também se tornou professora na rede pública. Teve a oportunidade de trabalhar em diferentes bairros de Barra Mansa, o que criou acúmulo sobre a realidade da população, das crianças, da juventude e a crença de que uma educação de qualidade na cidade é possível sim de ser implementada. Foi Diretora do SEPE, onde, assim como Petterson, teve a oportunidade de liderar o sindicato e se aprofundar nas relações políticas. Eliza destaca demais prioridades do plano de governo: passe livre para estudantes, criação de vagas em creches públicas, projeto de mobilidade urbana, principalmente em bairros atravessados pela via Dutra para atender com dignidade pedestres e ciclistas, revisão dos contratos do município, aumento da transparência do orçamento e das contas públicas e maior participação pública nos conselhos municipais.

Fátima Lima (PSC) – candidata a vice de Rodrigo Drable (DEM)

Divulgação

Maria de Fátima Lima da Silva, de 65 anos, esposa, mãe de três filhos e avó de três netas e um neto, é professora concursada do Estado do Rio de Janeiro e do município de Barra Mansa, com uma extensa carreira na área da Educação. Na gestão municipal, atuou como secretária de Educação no ano de 2003, de Governo em 2004 e de Assistência Social entre 2005 e 2008.  Nascida em uma família humilde, em uma cidade de Minas Gerais, Fátima veio para Barra Mansa aos nove anos de idade, após o falecimento de sua mãe biológica. Antes de se tornar professora, trabalhou em casas de família, como doméstica, para ajudar sua mãe adotiva, que era lavadeira.  Quando foi Secretária em Barra Mansa, foi responsável pela implantação do Projeto Música nas Escolas e das primeiras unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Em 2017, passou a exercer o cargo de vice-prefeita do município, onde teve a oportunidade de apoiar e incentivar projetos e iniciativas que valorizam a representatividade negra, a profissionalização e a redução de diferenças sociais. Em 2020, Fátima assumiu interinamente o Executivo.  Durante 17 dias, a então prefeita interina teve oportunidade de dar andamento aos projetos que estavam sendo elaborados, acompanhar os serviços de perto e garantir a união entre o Executivo, o Legislativo e as secretarias, além de encontros com membros da sociedade civil.

Lúcia Meneguelle (Podemos) – candidata a vice de Paulo Cesar Alves, o PC (Podemos)


Divulgação

Lúcia Meneguelle é professora aposentada, Pedagoga da turma de 1979 (UBM), Advogada, da turma de Bacharéis em Direito de 1982 (UBM), Pós-graduada em Gestão de Escola Pública pela Universidade Federal de Belo Horizonte-MG, no ano de 2006. Divorciada, mãe de Fabiano Meneguelle, avó de Bernardo Meneguelle, natural de Piraí, possui o Título de Cidadã Barra-mansense, outorgado em 1993, do qual muito se orgulha e cristã. Filiada ao Partido PODEMOS, exerceu durante sua vida laboral a direção da Escola Municipal Independência e Luz e Colégio Municipal Washington Luiz, foi Chefe do Executivo da Secretaria Municipal de Barra Mansa, Assessora de Eventos da Secretaria de Cultura de Barra Mansa e também diretora da FAETEC de Barra Mansa. Tem participação ativa na política da cidade, tendo sido candidata a vereadora pela 1° vez em 1996 pelo Partido PMDB, ocasião em que obteve 994 votos, sendo a 1° colocada. Mas infelizmente seu partido (Na época) não conseguiu o coeficiente suficiente para elegê-la. Tentou outras duas vezes, mas não obteve êxito, preferindo a partir daí atuar nos bastidores da política de Barra Mansa, vindo agora a aceitar o novo desafio, de ser candidata a Vice-Prefeita.

Luiz Maia (PT) – candidato a vice de Professora Clarice (PT)

Divulgação

Luiz Maia é mineiro nascido em Santa Rita de Jacutinga/MG, tem 65 anos e é católico. Ocupou o cargo de Subsecretário de Agricultura na gestão de Inês Pandeló, foi presidente e vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Vista Alegre, Secretário de Desenvolvimento Rural no Governo Jonas e chefe do Detran de Barra Mansa. Também integrou a direção do Partido dos Trabalhadores.

Atualmente, é produtor rural.

Noé Garcêz (PSB) – candidato a vice-prefeito de Thiago Valério (Cidadania)

Divulgação

Noé Garcêz chegou a Barra Mansa há 20 anos. Tinha uma mochila nas costas e o sonho de se tornar advogado. O candidato a vice-prefeito na Coligação Barra Mansa de Verdade, encabeçada por Thiago Valério, é do PSB, e cresceu no Quilombo Campinho da Independência, em Paraty. Sua família vive no local até hoje. Noé tem 41 anos e é filho de Noé Fontoura Garcêz e Maria de Fátima do Nascimento. Considera sua mãe como a grande incentivadora e mantenedora dos seus estudos. É divorciado e tem oito irmãos. Ao chegar em Barra Mansa conseguiu emprego no Detran. Formou-se no UBM em 2005 e começou a advogar e realizar seu sonho de lutar por Justiça em diversas áreas do Direito. Na faculdade atuou no movimento estudantil e carrega em sua essência o inconformismo e a vontade de contribuir com a Justiça social. É cidadão barra-mansense, título outorgado pela Câmara de Vereadores em 2017. Ocupou a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 2016 a 2018. “Percebi que é só através da boa política que podemos reverter este quadro. Não há solução fora da política, que deve ser o instrumento de transformação social”, disse, completando que Barra Mansa foi a cidade que escolheu para viver, sua cidade de coração, onde quer ter a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento e o progresso da população.

Patrícia Costa (PTC) – candidata a vice de Dr. Alcio Pereira (PTC)

Divulgação

Patrícia Costa, casada microempreendedora na Cidade de Barra Mansa, radialista, blogueira estudante de Direito. Mulher ligada à família e de origem humilde. Fundadora  do Grupo Doações e Solidariedade, que há mais de 15 anos faz um trabalho social de ajuda aos necessitados, movimentando centenas de voluntários, que através de doações leva um pouco de dignidade à essas famílias necessitadas. Ativa nas redes sociais em prol da população, exige dos poderes Executivo e Legislativo o direito do cidadão à uma melhor saúde, transporte e educação. Na saúde, é incansável na luta por melhorias principalmente em prol das gestantes no Hospital da Mulher. Defensora incansável das Mulheres, idosos, adolescentes e crianças, ministrando palestras orientadoras sobre os seus direitos, além de denunciar os abusos cometidos.  Aceitou o convite para ser candidata a vice-prefeita, para continuar a sua batalha incansável por uma melhor saúde, eis que na forma em que se encontra em Barra Mansa, a população não aguenta mais.  Educação, transporte urbano e emprego para a populaçāo, sāo prioridades urgentes também.

Wesley Abel (Patriota) – candidato a vice de Capitão Daniel Abreu (Patriota) 

Divulgação

Wesley Abel Mariano, é nascido e criado em Barra Mansa, tem 40 anos, pai de dois filhos e casado há 40 anos. Morador da região Leste da cidade, estudou na escola Boa Vista, se graduou em Fisioterapia, no UniFOA, e se especializou em Saúde da Família, pela UERJ. É servidor público e já foi concursado em Angra dos Reis e Resende. Coordenou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), durante sete anos e implantou na cidade o Grupo de Trabalho de Humanização, o Humaniza Barra Mansa. Um dos seus maiores desejos é contribuir com a saúde e educação do município, somando ações humanizadas nas duas áreas, para que o serviço público possa ser sempre motivo de orgulho. Quer implantar um projeto de conectividade, para melhorar a tecnologia da informação nas unidades, evitando que os pacientes esperem muito tempo às consultas, diminuindo a fila de espera e ampliando o acesso dos pacientes aos SUS, para que a população volte a sentir o pertencimento na saúde pública de Barra Mansa.

“Minha maior motivação é pensar que é possível usar a política como transformação social, implementando ações de impacto. O estar dentro do território e perceber que as pessoas não têm acesso aos serviços públicos em geral. A única forma de conseguir medidas efetivas não é só planejando, e sim executando”, disse.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos