BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu nesta sexta-feira (28) uma nova edição do ‘Conexão Global pelos Direitos Humanos’, em parceria com o programa ‘RJ Para Todos’, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A ação levou orientações e diversos serviços gratuitos a moradores do bairro Nove de Abril e região, promovendo inclusão, cidadania e acesso facilitado a políticas públicas.
O prefeito Luiz Furlani e o deputado estadual Munir Neto acompanharam os atendimentos na Rua Álvaro Rego Millen Ferreira, ao lado da Policlínica. “É muito gratificante ver todo esse cuidado com a população, com atendimentos da Cruz Vermelha, do Sest Senat, do Cejusc e com várias atividades das nossas secretarias. Agradeço ao governador Cláudio Castro e a todos que estão trabalhando para fazer este evento social. Seguiremos juntos pelo melhor de Barra Mansa, com dedicação total ao nosso povo”, declarou Furlani.
Entre os serviços mais procurados estavam a emissão e regularização de documentos — como RG e CPF —, orientação jurídica com apoio da Defensoria Pública e da OAB, além de atendimentos relacionados ao CadÚnico e ao Bolsa Família. Foram realizados 20 casamentos comunitários e 5 divórcios consensuais em parceria com o Cejusc Barra Mansa (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Através do Procon, foram distribuídos 200 Códigos de Defesa do Consumidor e livros de educação financeira.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, avaliou o resultado como um marco positivo para o território. “O sucesso desta edição do Conexão Global, aqui no Nove de Abril, é uma prova de que a política pública precisa ir aonde o cidadão está. Ver tantas famílias sendo atendidas, conseguindo resolver pendências documentais e tendo acesso direto a serviços de saúde e assistência nos enche de orgulho. Nossa missão é exatamente essa: fortalecer os direitos e promover a inclusão”, afirmou Josi.
A população aprovou a iniciativa. Cleidimara Araújo, moradora do Santa Inês, destacou o quanto ações como essa facilitam a vida de quem precisa resolver demandas do dia a dia. “Eu vim do Santa Inês para resolver uma pendência no meu RG e aproveitei para checar minha pressão, que estava um pouco alterada. Pude sair daqui com meus documentos organizados e com a certeza de que estou bem. Quero parabenizar o prefeito e toda a equipe da Assistência Social – contou Cleidimara.