Campanhas de ajuda na região crescem com a chegada do inverno

0

ITATIAIA/RESENDE
A chegada do inverno, estação mais fria do ano, faz crescer na região a solidariedade com as pessoas carentes. São ações das prefeituras locais, individuais, instituições e entidades diversas. Em Itatiaia, a Consultoria de Projetos para Assistência Social do Governo Municipal, lançou a Campanha do Agasalho “Abraçe o Bem”. O objetivo é arrecadar roupas e cobertores para a população em situação de vulnerabilidade social.
A consultora de Projetos para a Assistência Social, Simone Barbosa, explicou que os agasalhos, em bom estado de conservação, podem ser entregues em caixas identificadas, na sede da Prefeitura de Itatiaia, no Hospital Municipal, na Rodoviária, na Secretaria de Ordem Pública, na Casa da Cultura, na Secretaria de Assistência Social, no Centro de Convivência do Idoso e nas administrações regionais de Penedo e Maringá e Maromba.
Lembrou também Simone Barbosa que os itens serão prioritariamente repassados às famílias e pessoas que se encontram em maior vulnerabilidade. “A participação da população será fundamental para o sucesso da campanha. Uma doação somada com todas as outras vai trazer mais conforto para muitas famílias nesse momento”, disse, lembrando que a expectativa é que toda a sociedade se envolva para que muitas pessoas necessitadas sejam ajudadas.
CAMPANHA ATITUDE LEGAL DA AEDB EM RESENDE
Em Resende, a solidariedade também está sendo praticada. Visando também aquecer o frio das pessoas que necessitam, a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), localizada no bairro Morada da Cidade Linda, iniciou a Campanha “Atitude Legal Inverno Solidário”.
A ideia de realizar a ação partiu dos alunos do curso de Engenharia, mas depois se difundiu entre a Faculdade e agora conta com colaboradores também de Comunicação Social, Direito, Enfermagem e Sistemas de Informação. Com isso, a acabou se tornando um projeto interdisciplinar.
“Estamos no momento realizando a campanha do inverno solidário, em que pedimos a arrecadação de roupas em geral e, especialmente, de roupas de frio e cobertores, para os alunos da AEDB e do Colégio de Aplicação da AEDB”, informou uma das envolvidas na campanha.
A ideia de projeto, de acordo com os responsáveis pela ação, é ajudar aquelas pessoas que mais precisam neste inverno e que até o momento já foram ajudadas as comunidades da Vila Unida, Fazenda da Barra, a Pastoral dos Irmãos em Situação de Rua da Igreja Nossa Senhora da Paz do bairro Cidade Alegria, os Vicentinos do bairro Toyota e também o Colégio João Maia.
As doações estão sendo recolhidas no horário do intervalo da faculdade e para as pessoas de fora da instituição, que desejam também contribuir com a ação, foi deixada uma caixa na entrada da faculdade.
Pretendemos que nossa campanha perdure até o final deste inverno, para que com isto possamos ajudar o máximo de pessoas possível. E não pararemos por aí, já temos em mente a implantação de outras ações sociais em prol de nossa sociedade”, concluiu a representante do grupo.