PORTO REAL
O secretário de Meio Ambiente do município, Mauro Ettore, informou, que representantes do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) realizaram uma avaliação na estação de captação de água do Rio Paraíba, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Freitas Soares, e em afluentes nas proximidades. A visita aconteceu na sexta-feira, dia 25.
Ettore disse que o objetivo foi analisar o local para a implantação de um serviço de dragagem, visando facilitar a captação de água na estação, além de melhorar as condições dos afluentes. “A draga é um tipo especial de embarcação e através da dragagem queremos fazer a limpeza das margens do rio para melhor captação das águas”, disse o secretário. Ele que explicou que devido a alta do rio nos períodos chuvosos é formado um banco de areia próximo à estação. “Nosso objetivo é que através da dragagem possamos remover esse material e contribuir para ampliar o abastecimento”, informou.
A visita da equipe do Inea, que também ocorreu em outros locais que vem acumulando água das chuvas, como o Ribeirão da Divisa no bairro Fátima e em uma nascente no bairro São José, só foi possível através de uma reunião entre o prefeito Alexandre Serfiotis e o deputado Estadual, Jari Oliveira, no último dia 23. “Com a liberação da dragagem, o abastecimento terá uma melhora significativa e possibilitará o trabalho em qualquer período do ano. Quero agradecer ao nosso amigo Deputado Jari, que com muito compromisso e agilidade, deu atenção a esse empecilho que gera muitos problemas aos nossos moradores”, disse Serfiotis.