Solenidade aconteceu no gabinete do prefeito Samuca Silva

0

RESENDE 

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa integrante do Grupo Águas do Brasil responsável pelos serviços de saneamento básico no município, já realizou mais de 150 pesquisas de vazamentos noturnos, desde o início do ano, na cidade.

A ação preventiva nas tubulações de água, que acontece há sete anos, tem reduzido os índices de vazamentos e consequentemente as perdas físicas de água na cidade. “Os vazamentos encobertos demoram a ficar visíveis e normalmente, quando aparecem, já se perdeu muita água.  O objetivo das pesquisas noturnas é reduzir as perdas de água, se antecipando ao problema, sem trazer prejuízos ao cliente”, explicou o superintendente da empresa, Ivan Cezar Moura.

Ao menos uma vez por semana, a concessionária envia uma equipe, durante a noite, para sondar as redes de água da cidade. O equipamento utilizado é o geofone, que é um aparelho sensível a ruídos, especifico para identificar vazamentos imperceptíveis. De janeiro a agosto desse ano, a empresa encontrou 46 pontos de vazamentos de água. Número inferior ao que foi constatado anteriormente, cujo registros apontam 70 vazamentos localizados em 2016. “A sondagem de rede utilizando o geofone tem sido uma medida preventiva muito eficiente, minimizando as ocorrências de vazamentos de grandes proporções”, contou Ivan, ressaltando que só esse ano a concessionária já vistoriou mais de 64 km de redes.

Para auxiliar no controle de perdas, a empresa também utiliza a haste de escuta eletrônica, que identifica os de vazamentos em cavaletes e ramais de água, como também em ligações clandestinas.

 

A concessionária possui um comitê multidisciplinar que estuda as perdas de água. Além disso, o Centro de Controle Operacional realiza o mapeamento e o monitoramento das pressões, volumes e vazões que são indispensáveis para o controle de perdas no município.“Com esse trabalho diminuímos a possibilidade de haver falta de abastecimento nos bairros”, concluiu Moura.23

Deixe um Comentário