BARRA MANSA
Membros do Comitê de Controle e Combate à Covid-19 estiveram nesta quarta-feira (26), no Centro de Estudos da Santa Casa de Barra Mansa, para uma reunião ordinária, onde foram discutidos montagens de fluxograma e criação dos protocolos de atendimentos nas unidades de saúde do município. O grupo responsável pela análise diária e divulgação dos dados da doença, foi criado em março e visa discutir a evolução da doença e os serviços oferecidos aos munícipes.
Segundo o presidente do comitê, Bernardo Romeo Calvano, o grupo é composto por profissionais que atuam na linha de frente do novo coronavírus e realizam encontros semanalmente. “A cada reunião buscamos contar com a participação de representantes de instituições que realizam os procedimentos aos pacientes confirmados ou suspeitos da Covid-19, para que cada um nos explique como são desenvolvidos os métodos de atendimento. Desde a fundação do comitê, montamos um fluxo de atendimento que conta com diversos protocolos destinados a cada tipo de paciente”, explicou o médico, relatando ainda que alguns dos procedimentos adotados pelo comitê.
“Criamos protocolos para os pacientes que buscam atendimento nas unidades, outro para os que estão internados e mais um aos que receberam alta médica. Além disso, fazemos o acompanhamento dos pacientes suspeitos e positivos com visitas domiciliares e ligações telefônicas para verificar a evolução clínica desse usuário. Nós também adotamos uma rotina de medicamentos que são doados pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação de receita médica em todos os setores que ele for atendido”, completou o presidente.
AUMENTO DE CASOS
A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, afirmou que nos últimos dez dias o município tem tido um aumento de 1% de novos casos. “Estamos conseguindo manter um controle do vírus, em Barra Mansa. Isso não significa que nós manteremos esses números, mas vamos seguir trabalhando para oferecer o melhor atendimento e tratamento aos pacientes. O comitê segue alinhando propostas e unindo forçar para alcançarmos melhores estratégias de trabalho”, concluiu.